Foi aprovado o licenciamento ambiental para as obras de expansão do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Câmara Técnica de Infraestrutura do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Copam) aprovou o projeto, que inclui a expansão de 1,6 quilômetro da Linha 1, do terminal Eldorado à futura estação Novo Eldorado em Contagem, e a implantação da Linha 2.
A previsão é que as obras da Linha 2 comecem em setembro de 2024, adiantando-se ao cronograma inicial que previa o início para março de 2026. A nova linha, com 10,5 quilômetros, terá sete estações e deve atender mais de 50 mil usuários por dia.
A concessão do Metrô, que dura 30 anos, já implementou melhorias como internet wi-fi e um sistema de bilhetagem digital, além de reformas nas estruturas físicas das estações e vias permanentes. Estima-se que R$ 3,7 bilhões serão investidos, com parte dos recursos provenientes do Governo Federal e de um Termo de Reparação relacionado ao desastre de Brumadinho.
Leia Também:
Em maio, o Governo de Minas anunciou a compra de 24 novos trens da empresa chinesa Changchun Railway Vehicles, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2026.
Esses novos trens, equipados com sistemas modernos, irão operar tanto na Linha 1 quanto na Linha 2, melhorando a regularidade, conforto e eficiência energética das viagens.
Para receber as principais notícias do dia na palma da sua mão, https://bit.ly/455qi8H participe do nosso grupo no WhatsApp. Lá você terá acesso a atualizações em tempo real. Não perca tempo junte-se a nós agora.
"MINAS GERAIS" Aprovado Licenciamento Ambiental para Expansão do Metrô na Região Metropolitana de Belo Horizonte