Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Educação

MEC debate anos finais do ensino fundamental

Pauta foi tema de reunião do Grupo de Trabalho Interfederativo (GTI) dos anos finais do ensino fundamental, que visa à construção de uma política para essa etapa de ensino

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 80 acessos
MEC debate anos finais do ensino fundamental
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), organizou,  sexta-feira, 1º de dezembro, a primeira reunião presencial do Grupo de Trabalho Interfederativo (GTI) dos anos finais do ensino fundamental, composto por 53 técnicos indicados pelas secretarias estaduais e municipais de educação, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). 

No encontro, organizado pela Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica da SEB, que antecedeu o Seminário Nacional Escola das Adolescências, que ocorreu na tarde da sexta-feira (1º), às 14h (horário de Brasília), no Cine Brasília e, na ocasião, os técnicos do GTI tiveram a oportunidade de conhecer a pesquisa “Percepções e desafios dos anos finais do ensino fundamental nas redes municipais de ensino”, realizada por Itaú Social e Undime. Além disso, discutiram sobre os principais desafios na oferta e gestão dos anos finais da etapa de ensino em suas redes, colaborando com insumos para o aprimoramento da proposta preliminar de uma política nacional de fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental, apresentada pelo MEC. 

O caráter interfederativo do GTI dos anos finais é de extrema importância para o fortalecimento do regime de colaboração entre União, estados e municípios, pois é nos anos finais que o compartilhamento de responsabilidades entre redes municipais e estaduais ocorre de maneira mais expressiva, dentro de todo o percurso da educação básica. Eixos como Gestão e Governança, Formação, Currículo, Avaliação e Infraestrutura e Materiais estão na pauta do encontro. 

Leia Também:

“Esse encontro é um marco muito importante desse início de construção de uma política para o fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental. Uma política como essa não deve ser pensada apenas dentro dos setores internos do MEC, e esse é um princípio dessa gestão, pois, quando falamos de educação básica, são os entes subnacionais que realizam esse trabalho desafiador”, destacou Tereza Farias, coordenadora-geral de Ensino Fundamental da Pasta.  

Para a coordenadora, o GTI tem uma característica peculiar por ser um espaço em que o regime de colaboração deverá ser tomado como orientação a todo instante. “Quando falamos em anos finais, tratamos de uma responsabilidade compartilhada quase que meio a meio entre estados e municípios. Os municípios têm uma oferta um pouco maior, mas os estudantes que estão adolescendo nas escolas de anos finais estão presentes nas redes municipais e estaduais de forma muito compartilhada”, afirmou. Segundo ela, essa é a importância de olhar para as assimetrias do País e os desafios regionais que precisam ser superados para construir uma política que fortaleça o regime de colaboração e se conecte com os territórios.  

GTI – O GTI dos anos finais é uma instância técnica da governança. Visa oferecer subsídios para o aprimoramento da proposta de política para os anos finais, apoiando o Comitê Nacional, que será composto por dez secretários de educação, sendo cinco estaduais vinculados ao Consed e cinco municipais vinculados à Undime.  

  

Fonte: MEC

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )