O consumo de alimentos no Brasil registrou uma alta expressiva de 6,5% entre os dias 5 e 11 de outubro de 2026, comparado ao mesmo intervalo do ano anterior. O levantamento foi divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Essa tendência de alta nas compras continuou na semana seguinte, de 12 a 18 de outubro, quando o setor avançou 6,3%. Os dados consolidam um período de maior movimentação econômica nos lares.
De acordo com a pesquisa da entidade, o avanço ocorreu logo após a publicação da Medida Provisória 1394/2026, em 25 de setembro. A regulamentação trouxe mudanças diretas na dinâmica financeira das famílias brasileiras.
“Ao longo das semanas posteriores à MP, observa-se um crescimento no volume no consumo realizado em supermercados, especialmente na cesta de produtos essenciais, como arroz, óleo, macarrão e café. Este crescimento ocorre em todos os canais do varejo alimentar, abrangendo supermercados, atacarejos, mercearias e demais formatos”, destaca a Associação.
Na primeira semana analisada, os índices de crescimento variaram conforme a localidade:
- Região Sul: 10,6%
- Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro: 10,6%
- Nordeste: 6,5%
- Interior de São Paulo: 5,6%
- Grande Rio de Janeiro: 4%
- Centro-Oeste: 3,6%
- Grande São Paulo: 1,2%
Já no período seguinte, os resultados regionais mostraram novos patamares de alta:
- Região Sul: 9%
- Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro: 7,1%
- Grande Rio de Janeiro: 6%
- Interior de São Paulo: 5,6%
- Grande São Paulo: 5,5%
- Nordeste: 4,5%
- Centro-Oeste: 3,5%
“Estes números têm forte relação com dados públicos do Banco Central do Brasil que mostram uma redução imediata de 10% no número de transações em PIX no país quando as bets foram proibidas; atualmente, esse número está em 7%”, conclui a Abras.

RCWTV
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se