Aguarde, carregando...

Terça-feira, 23 de Junho 2026
Carregando jogos...
Educação

MEC conclui pagamentos do Pé-de-Meia para estudantes nascidos em novembro e dezembro

Nesta quinta-feira, o programa Pé-de-Meia encerra os depósitos das parcelas de R$1 mil e R$200, e a liberação dos valores depende da validação de dados pelas redes de ensino.

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
MEC conclui pagamentos do Pé-de-Meia para estudantes nascidos em novembro e dezembro
© Antônio Cruz/Agência Brasil
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério da Educação (MEC) está realizando, nesta quinta-feira (5), o depósito das duas últimas parcelas referentes ao Programa Pé-de-Meia de 2025, destinadas aos alunos elegíveis que nasceram nos meses de novembro e dezembro.

Uma das parcelas corresponde ao incentivo pela conclusão de uma das séries do ensino médio em 2025. A segunda parcela é exclusiva para os estudantes que finalizaram essa etapa e que compareceram aos dois dias da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os valores são creditados de forma gradual, seguindo um calendário baseado no mês de nascimento do beneficiário, diretamente em suas contas na Caixa Econômica Federal.

Publicidade

Leia Também:

Veja o cronograma de pagamentos já efetuados e o atual:

  • Janeiro e fevereiro: receberam em 26 de fevereiro;
  • Março e abril: receberam em 27 de fevereiro;
  • Maio e junho: receberam em 2 de março;
  • Julho e agosto: receberam em 3 de março;
  • Setembro e outubro: receberam em 4 de março;
  • Novembro e dezembro: recebem nesta quinta-feira.

Os montantes depositados totalizam R$ 1 mil pela conclusão da série, acrescidos de R$ 200 para aqueles que participaram do Enem de 2025.

Acompanhe as novidades da Agência Brasil através do seu canal no WhatsApp.

Detalhes sobre o depósito

Os estudantes do Programa Pé-de-Meia que concluíram o 3º ano em 2025 terão acesso imediato ao incentivo de conclusão, no valor de R$ 1.000. Adicionalmente, receberão uma parcela única de R$ 200 caso tenham participado dos dois dias do Enem do ano anterior.

Para os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio da rede pública, será creditado um valor de R$1.000 em suas contas, que ficará retido até que concluam essa fase de ensino.

Os beneficiários têm a opção de manter os recursos aplicados na poupança da Caixa Econômica Federal ou investi-los no Tesouro Direto, utilizando o aplicativo Caixa Tem.

Validação de dados pelas redes de ensino

O Ministério da Educação esclarece que o pagamento do incentivo de conclusão do Pé-de-Meia não é processado automaticamente após o término do ano letivo.

Apenas os estudantes cujas informações forem devidamente validadas pelas respectivas redes de ensino terão seus pagamentos assegurados.

O envio dos dados pelas secretarias de educação é dividido em duas fases: a primeira, de confirmação da aprovação dos alunos ao final do ano letivo, e a segunda, de validação da conclusão do ensino médio.

Segundo o ministério, essa metodologia visa garantir maior segurança e precisão aos dados dessa importante política pública.

Cronograma de depósitos em caso de atraso

Na eventualidade de um atraso no envio das informações dos estudantes pelas redes de ensino, o governo federal informa que os valores do Pé-de-Meia serão creditados em uma das cinco datas escalonadas pelo MEC, com previsão de término até o início de julho.

O limite para que as redes de ensino submetam os dados das instituições é o mês de junho.

Se o depósito não ocorrer na data inicial prevista, o estudante deve aguardar a atualização das informações por parte da sua rede de ensino.

O MEC orienta os estudantes a acompanharem regularmente sua situação na página virtual Consulta Pé-de-Meia, acessível por meio da conta da plataforma Gov.br.

Sobre o programa Pé-de-Meia

O programa Pé-de-Meia oferece um incentivo financeiro-educacional do governo federal, beneficiando aproximadamente 4 milhões de estudantes.

Essa iniciativa é direcionada a alunos matriculados no ensino médio da rede pública que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

Concebido como uma poupança, o programa visa incentivar a permanência e a conclusão do ensino médio. Seu propósito é democratizar o acesso à educação e diminuir as disparidades sociais entre os jovens.

Para obter mais detalhes, os interessados podem contatar o Fale Conosco do MEC pelo telefone 0800-61-61-61 ou acessar o site oficial do Pé-de-Meia.

FONTE/CRÉDITOS: Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR