google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Marco pela Democracia: Conservatório Transforma História em Arte e Memória

Local histórico que já foi cadeia pública agora celebra a democracia e a arte

Cristiane Oliveira
Por Cristiane Oliveira
Marco pela Democracia: Conservatório Transforma História em Arte e Memória
Assessoria PJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta quarta-feira (4), foi inaugurado o segundo painel do projeto "Trilhas da Liberdade - Murais cerâmicos celebram a democracia nos 60 anos do golpe militar" no Conservatório Estadual de Música Haideé França Americano, um prédio que já foi cadeia pública e agora é tombado como patrimônio histórico. Entre 1930 e 1982, o local foi usado como prisão e cenário de repressão durante a ditadura militar, conforme o Relatório da Comissão Municipal da Verdade de Juiz de Fora.

O mural, intitulado “Com o Tempo Veio a Arte”, criado pelo artista Rodrigo Pedretti Mendes, homenageia a transformação do espaço. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora, UFJF, Fadepe e contou com recursos da emenda parlamentar da vereadora Laiz Perrut.

A prefeita Margarida Salomão destacou a importância de resgatar a memória para fortalecer a democracia e homenageou figuras históricas ligadas ao conservatório, como José Carlos e Edmundo Villani. Segundo ela, "a cidade tem alma, e é isso que celebramos aqui, honrando aqueles que caíram e foram perseguidos pelo golpe de 1964".

Leia Também:

O secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, enfatizou que o local é um símbolo de resistência e memória. “Este espaço, que foi palco de tantas injustiças, agora se torna um ponto de encontro e de valorização da democracia”.

Para a diretora do conservatório, Evelise Alvarenga, o mural representa a união entre arte e liberdade, reforçando o papel da escola, que atende 3.500 alunos, como referência cultural. Professora Sandra Sato e o ex-ministro Nilmário Miranda também ressaltaram a importância da memória histórica para evitar retrocessos.


A vereadora Laiz Perrut celebrou o significado do projeto. “Este lugar, que foi símbolo de tortura, hoje exalta a arte e a democracia, valores fundamentais para o nosso futuro”.

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV  que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

Cristiane Oliveira

Publicado por:

Cristiane Oliveira

Técnica em Administração e estudante do 7º período de Jornalismo na Uniasselvi.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano