A partir desta terça-feira (1º/10), pais e responsáveis podem garantir uma vaga para seus filhos na rede pública de ensino de Minas Gerais por meio do Cadastro Escolar 2025. As inscrições estão abertas até o dia 1º de novembro e devem ser realizadas pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), uma plataforma que simplifica o processo de alocação de estudantes em escolas estaduais e municipais de 715 municípios que aderiram à iniciativa.
Segundo a subsecretária de Articulação Educacional, Claudia Lara, o cadastro é fundamental para assegurar o acesso à educação pública de maneira justa e eficiente. "Com o sistema Sucem, os pais e responsáveis têm um processo simples e unificado para garantir a matrícula de seus filhos", destacou.
Após o encerramento das inscrições, o resultado será divulgado no dia 4 de dezembro no site do Cadastro Escolar. Os responsáveis deverão acessar o portal para conferir a escola onde o estudante foi alocado. A confirmação da matrícula na rede estadual ocorrerá presencialmente a partir de 18 de dezembro. Para escolas municipais, o calendário seguirá a programação definida por cada município.
Uma novidade este ano é a obrigatoriedade do número do CPF do estudante no ato da inscrição. Para os que ainda não possuem CPF, o cadastro pode ser feito gratuitamente pelo site da Receita Federal.
Além disso, escolas estaduais, municipais e prefeituras estarão à disposição para fornecer suporte técnico às famílias que não têm acesso à internet, garantindo que todos possam realizar a inscrição de forma acessível.
O Cadastro Escolar 2025 é voltado para estudantes que desejam ingressar na rede pública, mudar de escola, ou para aqueles matriculados em unidades que não oferecerão a continuidade do nível de ensino no próximo ano. Alunos interessados em cursos técnicos, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou no ensino fundamental e médio também podem se inscrever.
Estudantes já matriculados e frequentes nas escolas estaduais terão suas matrículas renovadas automaticamente, desde que a escola ofereça a próxima etapa de ensino para 2025. Para aqueles que desejam mudar de escola, é possível cancelar a renovação automática no Sucem e participar do processo de cadastramento.
O projeto Trilhas de Futuro, maior iniciativa de formação profissionalizante do Governo de Minas, segue expandindo suas atividades. Este ano, em parceria com o Senai, serão oferecidas 9,6 mil vagas para cursos técnicos em 153 escolas de 37 municípios, beneficiando alunos do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). As inscrições para esses cursos podem ser feitas até 1º de novembro via Cadastro Escolar 2025.
Desde sua criação em 2021, o Trilhas de Futuro já formou mais de 50 mil jovens em cursos técnicos, preparando-os para o mercado de trabalho e fortalecendo a educação profissional no estado.
As vagas serão alocadas de acordo com a disponibilidade e seguirão os seguintes critérios de prioridade:
- Estudantes com deficiência;
- Zoneamento;
- Estudantes com irmãos na escola pretendida;
- Estudantes já matriculados na rede pública;
- Estudantes de menor idade.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.