Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 24 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Implantação de Feira Livre deve impulsionar vendas da agricultura familiar em Três Marias, região Central de Minas

A feira oferece diversos produtos, como hortaliças, quitandas, queijos, doces, temperos, artesanatos e mudas

Waleska Saraiva
Por Waleska Saraiva
Implantação de Feira Livre deve impulsionar vendas da agricultura familiar em Três Marias, região Central de Minas
Divulgação Emater-MG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um dos grandes desafios enfrentados pela agricultura familiar é a comercialização de seus produtos. Obstáculo que pode ser superado com a implantação de feiras livres. As feiras incentivam a produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda, visando à melhoria das condições de segurança alimentar e nutricional. Esse é o objetivo da Emater-MG com a implantação de uma feira livre no município de Três Marias, na região Central.

A iniciativa conta com a parceria da prefeitura, por meio das secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Associação dos Agricultores Familiares e Associação da Fazendinha Comunitária. A expectativa é fortalecer o comércio local, reduzir o êxodo rural, favorecer a sucessão familiar e estimular o turismo no município. Assim, diz o diz o prefeito Adair Divino, “reconhecemos a importância do produtor rural, aquele que produz os alimentos que chegarão às nossas mesas, alimentando nossas famílias”.

A feira livre recebeu o nome do produtor Elói Telles de Menezes, falecido há 13 anos, que é considerado um pioneiro e inovador na agropecuária do município. A inauguração do espaço aconteceu no início de outubro. A Prefeitura de Três Marias cedeu o espaço para os produtores e é responsável pelos gastos com água e energia elétrica. A feira funciona todos os sábados, das 6h às 13h, em frente ao espaço JK, no Centro da cidade.

Publicidade

Leia Também:

A Emater-MG atua na organização e orientação técnica dos feirantes, além de ter sido responsável pela mobilização e capacitação dos produtores (com o apoio da Vigilância Sanitária), cadastramento e elaboração do regimento interno da feira.

Segundo a extensionista de Bem-estar Social da Emater-MG, Ariane Martins foram cadastradas 58 famílias. “Agora, estes agricultores familiares poderão ofertar seus produtos diretamente ao consumidor, gerando mais renda e, ao mesmo tempo, o consumidor pode adquirir produtos de qualidade, com preços acessíveis e ter certeza da procedência dos alimentos”, diz a técnica da Emater-MG.  

“A expectativa dos feirantes é que a feira se torne um importante ponto de comercialização nos próximos anos e essa venda direta aumente a nossa renda e melhore o escoamento da nossa produção", diz a agricultora Suely.

Segundo o gerente regional da Emater-MG em Curvelo, Renato Massao, “é uma grande conquista para os agricultores, trabalho este que vem sendo construído há muito tempo. Temos boas expectativas que esta feira sirva de modelo para implantação em outros municípios.

Um dos pontos principais para o sucesso é o arranjo de uma comissão responsável pela administração da feira, formada por agricultores familiares. Para comercializar os produtos no local, o agricultor interessado deve formalmente fazer seu cadastro na Emater-MG.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site 

https://www.rcwtv.com.br/

 

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo: https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

 

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

FONTE/CRÉDITOS: Ascom Emater-MG
Comentários:
Waleska Saraiva

Publicado por:

Waleska Saraiva

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )