A base mínima de vacinação contra a brucelose exigida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) é de 80%, que foi alcançada com sucesso em 2024 pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que conseguiu vacinar 80,3% bezerras bovinas e bubalinas, 2,6% a mais que o ano de 2023 no qual obteve o resultado de 77,7%.
O IMA realizou durante o ano trabalhos de fiscalizações e projetos prevenção. Juntamente com os produtores, driblou a falta de abastecimento, estendeu o prazo e assim conseguiu alcançar a meta exigida.
A brucelose é uma doença prejudicial tanto para os animais quanto à humanos, o que reforça os motivos de precaução e preocupação da MAPA. É importante lembrar que não são vacinados machos, e nem fêmeas gestantes por risco de complicações e abortos. A vacina deve ser feita entre os meses de julho e janeiro. É necessário realizar a declaração do IMA em até 10 dias após a finalização de cada etapa de imunização. A vacinação referente ao primeiro semestre deve ser declarada até 10 de julho, e a do segundo semestre até 10 de janeiro.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.