O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), sob a gestão da Ebserh, atinge um marco histórico com 500 transplantes de medula óssea realizados. Esse número representa a consolidação de um programa especializado, segundo o médico hematologista Abrahão Hallack Neto, responsável pelo Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) da instituição.
Thaís Araújo da Silva, uma jovem de 22 anos de Muriaé, foi a 500ª paciente submetida ao transplante. Diagnosticada com leucemia mieloide aguda recidivada, Thaís não encontrou doador 100% compatível na família ou no banco de medula. Com isso, o procedimento foi realizado com a doação da irmã, que era 50% compatível, através de um método conhecido como transplante com doador haploidêntico, explicou o médico Abrahão.
A paciente compartilhou sua jornada, iniciada em janeiro de 2023 com fortes dores abdominais, levando ao diagnóstico de uma infecção renal. Ao ser internada, descobriu uma anemia por meio de exames de sangue. “Tentamos tratar a anemia, sem sucesso, daí fiz uma biópsia de medula e, em março, veio o diagnóstico de leucemia mieloide aguda com indicação de transplante. A minha cidade não faz o transplante alógeno haploidêntico, por isso transferiram para o HU. Meu procedimento foi dia 18 de outubro, e a pega da medula, dia 4 de novembro. Deu tudo certo e estou muito bem”, relata.
A médica hematologista Kátia Regina Alves ressalta a importância deste marco e a complexidade do procedimento realizado. "Ainda existem poucos centros transplantadores no Brasil, e o Serviço de Transplante de Medula Óssea do HU-UFJF amplia em número e qualidade a possibilidade de tratamento para os pacientes que precisam deste tratamento especializado”, pontua.
O serviço do HU-UFJF completa 20 anos em 2024, almejando expandir o tratamento para pacientes de diversas regiões. Vinculado à Rede Ebserh desde 2014, o HU-UFJF é um dos 41 hospitais universitários federais geridos pela empresa, apoiando o SUS, a formação de profissionais de saúde e impulsionando a pesquisa e a inovação.
Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!
Receba notícias da RCWTV no WhatsApp!
Fique atualizado com as principais notícias que movem nosso site! Clique aqui e participe do nosso grupo!