O Governo de Minas Gerais finalizou a nomeação de 3.405 novos agentes prisionais/policiais penais, que irão reforçar o quadro de unidades prisionais em todo o estado. A última convocação, publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (6/6), inclui os últimos 1.134 aprovados, sendo 910 homens e 224 mulheres.
Esse grupo faz parte do terceiro lote de aprovados no concurso para agentes prisionais/policiais penais nº 002/2021. Eles se juntam aos 2.271 profissionais que já foram nomeados ao longo deste ano.
No total, o Governo de Minas está nomeando 985 candidatos a mais do que as 2.420 vagas inicialmente previstas no edital, demonstrando um esforço significativo para valorizar a Polícia Penal e melhorar a segurança e a ressocialização dos custodiados no estado.
Essa ação faz parte de um dos maiores concursos da história da Polícia Penal de Minas Gerais, reforçando o compromisso do governo com a segurança pública e a eficiência do sistema prisional.
Outro ponto de destaque é que o sistema prisional mineiro está recebendo investimento de R$ 74 milhões para obras e melhorias na estrutura, segurança, condições de trabalho dos profissionais, além acautelamento e ressocialização dos custodiados.
Carca de 15 unidades prisionais estão sendo reformadas. Além disso, estão sendo desenvolvidos projetos inéditos para melhorar a vida da comunidade prisional. Um exemplo é o projeto da cozinha administrada/escola da Penitenciária Feminina Estevão Pinto, que visa melhorar a qualidade da alimentação nas unidades prisionais, proporcionando um ambiente mais saudável e promovendo a capacitação dos internos.
Essas iniciativas demonstram o compromisso do Governo de Minas Gerais com a valorização da Polícia Penal e a melhoria contínua do sistema prisional, focando na segurança e na ressocialização dos custodiados.