google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 26 de Janeiro de 2025
rcwtv
rcwtv

Política

Governo de Minas impulsiona agricultura familiar e qualidade na merenda escolar

Investimento do Governo de Minas fortalece a agricultura familiar, garantindo alimentos frescos e de qualidade para a merenda escolar, com foco na inclusão de mulheres e pequenos produtores rurais.

Cristiane Oliveira
Por Cristiane Oliveira
Governo de Minas impulsiona agricultura familiar e qualidade na merenda escolar
Assessoria do Governo de Minas Gerais
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Investimento supera os 30% exigidos por lei e transforma a vida de pequenos produtores, com destaque para a participação feminina.

Em 2023, o Governo de Minas destinou R$ 663,4 milhões para a compra de alimentos destinados à merenda escolar, superando a exigência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Do total, 32,5% dos alimentos adquiridos são provenientes da agricultura familiar, beneficiando milhares de pequenos produtores.

Essa iniciativa garante alimentação de qualidade nas escolas públicas estaduais e promove a inclusão social e econômica de agricultores familiares, como Maria Aparecida Fialho, a Cida, da zona rural de Teixeiras. Incentivada pelo filho, Ariel, Cida deixou o trabalho de faxineira para se dedicar à produção de verduras e legumes frescos, que agora abastecem escolas e creches da região.

Com o apoio técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e do Pnae, Cida superou desafios como o desperdício de produção. "Hoje, eu planto sem medo, porque tenho onde entregar", comemora. Ela planeja expandir a horta, que já conta com couve-flor, alface, rúcula, maracujá e outros cultivos.

Leia Também:

Mulheres à frente da transformação rural

A história de Cida reflete o impacto positivo do programa, especialmente entre as mulheres. Segundo Maria da Consolação Rosado Martins, extensionista da Emater-MG, a orientação técnica e o acesso a mercados permitem que muitas mulheres conquistem independência financeira. "Elas não querem mais apenas ajudar o marido, querem ter sua própria produção e renda", destaca.

Além disso, a assistência técnica também incentiva a permanência dos jovens no campo, criando novas perspectivas para as famílias rurais.

Parceria para o futuro

Desde 2021, a Emater-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), presta assistência técnica a cerca de 15 mil agricultores familiares por ano, facilitando a venda para mais de 3,4 mil escolas públicas estaduais.

Para Cida e outras produtoras, esse apoio é essencial para ampliar suas oportunidades. "Ser mulher no campo é sinônimo de liberdade e independência. Hoje, trabalho para mim e vejo um futuro melhor", conclui.

Fotos e mais detalhes disponíveis em: Agência Minas.

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV  que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

 

Cristiane Oliveira

Publicado por:

Cristiane Oliveira

Técnica em Administração e estudante do 7º período de Jornalismo na Uniasselvi.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano