google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Política

Governo de Minas e Ministério Público lançam projeto de construção de educação antirracista nas escolas públicas

Educadores e estudantes estarão envolvidos na promoção da equidade racial pelo Ginga, que alcançará toda a rede estadual de Minas Gerais

Cristiane Oliveira
Por Cristiane Oliveira
Governo de Minas e Ministério Público lançam projeto de construção de educação antirracista nas escolas públicas
Camila Soares / MPMG
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Governo de Minas e MPMG lançam projeto educacional antirracista: "Ginga"

Com o objetivo de promover a equidade racial, o Governo de Minas Gerais, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), apresentou, nesta quarta-feira (4/12), o projeto “Ginga: Construindo uma Educação Antirracista em Minas Gerais”. A iniciativa busca impactar diretamente as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e alcançar aproximadamente 3,4 mil escolas da rede estadual.

O projeto é voltado para a rede pública de ensino, que tem em sua maioria estudantes autodeclarados negros ou pardos, representando 62,6% das matrículas. No programa Trilhas de Futuro, essa proporção chega a 66,7%, consolidando a importância de iniciativas que dialoguem com essa realidade.

Leia Também:

Segundo o secretário de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, o "Ginga" é um passo fundamental para ampliar a pauta antirracista nas escolas. “Nesta fase inicial, o projeto será implementado em uma escola de cada SRE do estado. Ele consiste em uma formação específica para gestores, professores e estudantes, promovendo debates e práticas inclusivas”, destacou.

Para Ana Carolina Zambom, promotora e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação do MPMG, o projeto transforma a escola em um agente de mudança social. “Por meio de ferramentas teóricas e práticas, haverá discussões em sala de aula sobre temas antidiscriminatórios, fomentando uma nova mentalidade”, afirmou.

Metodologia

O "Ginga" aposta em uma abordagem prática e reflexiva para aprofundar a discussão sobre questões raciais nas escolas. Entre os materiais pedagógicos estão a Cartilha de Verbetes para uma Educação Antirracista, vídeos educativos e diretrizes pedagógicas que orientam o uso didático dos conteúdos.

A primeira etapa do projeto envolveu a apresentação da metodologia às SREs, que inclui workshops presenciais e virtuais ao longo de 18 meses. “Vamos acompanhar todo o processo para garantir que os resultados sejam alcançados com eficácia”, explicou Iara Viana, diretora do Instituto Agô e uma das idealizadoras da iniciativa.

Outros parceiros também estiveram presentes no lançamento, como o Instituto Pela Educação de Resultados (Iper), o promotor Allender Barreto Lima, da Coordenadoria de Combate ao Racismo do MPMG, e Renata Guimarães, assessora do Núcleo Semente do MPMG.

Alinhamento com políticas educacionais

O "Ginga" complementa ações como o Trilhas de Futuro, reforçando a gestão estratégica e o protagonismo juvenil. A meta é que até 2025, 35% das escolas da rede estadual sejam engajadas no projeto, com atualizações nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) e cumprimento efetivo da Lei 10.639/03.

Indicadores qualitativos e quantitativos serão monitorados, como o nível de segurança dos professores em abordar questões raciais em sala de aula. “É um trabalho contínuo. Com mais de 60% da nossa rede formada por estudantes negros, vamos promover o respeito mútuo, tanto no ensino quanto no aprendizado”, reforçou o secretário Igor de Alvarenga.

 

Com foco na promoção da equidade racial, o Governo de Minas e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) anunciaram, nesta quarta-feira (4/12), o projeto educacional “Ginga: Construindo uma Educação Antirracista em Minas Gerais”.

Com duração de 18 meses, a expectativa é que a iniciativa impacte diretamente as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), nas cerca de 3,4 mil escolas da rede estadual.

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV  que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

 

FONTE/CRÉDITOS: Imprensa do Governo de Minas Gerais
Cristiane Oliveira

Publicado por:

Cristiane Oliveira

Técnica em Administração e estudante do 7º período de Jornalismo na Uniasselvi.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano