O Governo de Minas, por meio das secretarias de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), concluiu as obras de reforma das muralhas, guaritas externas e cercas elétricas do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, localizado em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A intervenção, que representa um investimento de R$ 12 milhões, foi entregue na manhã desta sexta-feira (6), marcando o primeiro reforço estrutural da unidade desde sua inauguração, em 1988.
Com uma extensão de quatro quilômetros, as muralhas do complexo passaram por uma completa reforma. Os 344 pilares originais foram reforçados, com a adição de mais 116, e a demolição e recomposição do reboco nas partes internas e externas também foram realizadas. Além disso, a passarela utilizada pelos policiais penais recebeu melhorias no piso, laje e alvenaria.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, destacou a importância da obra para a segurança da população mineira. "Esse é um dia histórico. Estamos com dezenas de reformas em andamento, com mais de R$ 70 milhões investidos no sistema prisional, o que nunca havia ocorrido antes", afirmou Greco.
A reforma não se limita à infraestrutura do complexo, mas também contribui para melhorar as condições de trabalho dos policiais penais. O diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, ressaltou que a obra proporciona maior segurança para os profissionais que atuam no local, além de representar um avanço nas melhorias do sistema penitenciário.
A mão de obra prisional também foi utilizada na execução dos serviços, com a participação de 25 presos, em parceria com a empresa responsável pela obra. O secretário adjunto de Infraestrutura, Pedro Calixto, frisou o compromisso do Governo de Minas em aprimorar as infraestruturas públicas do estado. "É motivo de muito orgulho entregarmos esta obra, que reflete o compromisso do Governo com a segurança e a qualidade dos serviços públicos", concluiu Calixto.
Decisões seguras começam com informações confiáveis. Não perca nenhuma novidade importante e fique na RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de Juiz de Fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.