O Governo de Minas comemorou, nesta quarta-feira (2), o Dia Nacional do Bombeiro, reconhecendo o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) no estado. O governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões participaram da cerimônia realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Durante o evento, 89 homenageados — entre autoridades civis, personalidades e militares da ativa — receberam a Medalha da Ordem ao Mérito Imperador Dom Pedro II, maior honraria concedida pelo CBMMG. A cerimônia contou ainda com a presença da comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, e do subcomandante e chefe do Estado-Maior, coronel Moisés Magalhães de Sousa.
“Essa corporação tem sido motivo de grande orgulho para todos os mineiros pelo trabalho que faz e pela forma de atuação em todo o estado”, afirmou Zema. O governador destacou ainda que, ao longo de sua gestão, foram realizados investimentos estruturais importantes para a corporação, incluindo reforço de viaturas, modernização de equipamentos e ampliação de infraestrutura.
A comandante-geral, coronel Jordana, também ressaltou a importância da data: “Cada um dos agraciados hoje representa a força de uma rede de cuidado, compromisso e solidariedade.”
Investimentos e avanços
Somente entre 2019 e 2024, o CBMMG recebeu mais de R$ 120 milhões em investimentos, com aquisição de mais de 1 milhão de itens e mais de 400 tipos de materiais e equipamentos operacionais. A frota da corporação foi reforçada com 568 novas viaturas, além de dois helicópteros adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Saúde (FES), ampliando a capacidade de resposta a situações de emergência.
Além da modernização dos equipamentos, o governo também promoveu a revitalização de quartéis, concursos internos, ações de valorização profissional e capacitação por meio de brigadas treinadas pelo CBMMG.
Homenagem e reflexão
O Dia Nacional do Bombeiro, comemorado desde 1954, remete ao decreto assinado por Dom Pedro II, em 2 de julho de 1856, que criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. Em Minas Gerais, a corporação foi fundada em 1911.
Em 2025, a data é lembrada com o tema “Além da farda, existem histórias de coragem e superação diária”, destacando a missão dos bombeiros como agentes fundamentais de salvamento e proteção da vida em todas as circunstâncias.
Na RCWTV, você encontra informação com responsabilidade e credibilidade. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro das principais notícias de Juiz de Fora, Minas Gerais e do Brasil. Acesse www.rcwtv.com.br e entre também no nosso grupo de WhatsApp para receber atualizações direto no seu celular!
rcwtv, noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora, #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais