“O empreendedorismo é para todos!” Com essa mensagem, o governador Romeu Zema deu início ao encontro com mais de 80 empreendedores, a maioria mulheres, selecionados pela Central Única das Favelas (Cufa) para participar da Expo Favela 2024, em Belo Horizonte. No evento, realizado na Cidade Administrativa, Zema ouviu as histórias de superação dos participantes e compartilhou sua própria trajetória no mundo dos negócios, reforçando a importância da coragem e da persistência no empreendedorismo.
"Fico muito feliz em conversar com empreendedores porque eu também sou um e sei o que vocês enfrentam. No empreendedorismo, aprendemos caminhando e tendo coragem. Vocês estão no caminho certo. Quem empreende faz a diferença na comunidade, no país e no mundo", disse Zema, destacando o papel transformador dos empreendedores em suas comunidades.
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Alê Portela, também participou do encontro e ressaltou a importância do diálogo direto com os empreendedores. "Receber vocês aqui é uma alegria. Esse momento de conversa é essencial para entendermos as demandas da população e aplicarmos políticas públicas eficazes para o desenvolvimento social. Abrir as portas do governo para o diálogo é fundamental", afirmou.
Apoio ao Empreendedorismo das Favelas
A Expo Favela Minas é uma feira de negócios que visa conectar empreendedores de favelas com investidores, impulsionando seus negócios e ampliando oportunidades. Organizado pela Favela Holding, do fundador da Cufa, Celso Athayde, o evento recebe apoio do Governo de Minas, que, por meio da Sedese, facilita parcerias e apresenta potenciais investidores.
"Ter o apoio do Estado é essencial, principalmente para o empoderamento e a transformação de vidas através das ações que já realizamos", enfatizou Marciele Delduque, diretora do Expo Favela em Minas.
Inspiração e Esperança
Para Huanne Mendes, da Novitá Saboaria, que cria produtos artesanais para bem-estar e autocuidado, participar da Expo Favela foi um divisor de águas. “Empreender requer coragem, como disse o governador Zema, e eu me joguei de cabeça. Em um ano, minha vida mudou, especialmente no empoderamento. Acredito que duas coisas vão mudar o Brasil: a educação e o empreendedorismo, especialmente o feminino, pois nas favelas de Minas, a maioria somos nós, mulheres", declarou.
Capacitação para o Futuro com o Minas Forma
Com foco no desenvolvimento social e econômico, o Governo de Minas, por meio da Sedese, lançou o programa Minas Forma em parceria com o Senac. A iniciativa oferece mais de 8 mil vagas para capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade, com 1.460 vagas já disponíveis em setembro. O programa, que atende prioritariamente jovens de 18 a 29 anos e mulheres acima de 40 anos inscritas no CadÚnico, busca proporcionar novas oportunidades e fortalecer a economia local.
O encontro, que reuniu histórias de perseverança e superação, reforçou o compromisso do governo com o apoio ao empreendedorismo como um caminho viável para a transformação social e econômica das comunidades mineiras.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global.
Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
Comentários: