Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Terça-feira, 25 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Justiça

General diz à CPI que não podia fazer ¨juízo de valor¨sobre acampamento golpista e que plano para dispersar o grupo foi adequado

General Gustavo Henrique dutra presta depoimento à comissão. Ele era responsável pela área do QJ do exército no 8 de janeiro

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 158 acessos
General diz à CPI que não podia fazer ¨juízo de valor¨sobre acampamento golpista e que plano para dispersar o grupo foi adequado
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A CPI dos Atos Golpistas começou a ouvir nesta quinta-feira (14) o general Gustavo Henrique Dutra, que era chefe do Comando Militar do Planalto (CMP) durante os ataques de 8 de janeiro.

Ele era o responsável pelo Quartel General do Exército em Brasília durante os acampamentos golpistas montados por bolsonaristas após as eleições de 2022. À comissão, o militar disse que o Exército usou uma estratégia ¨indireta¨ para demobilizar o grupo, e que ela foi "adequada". Afirmou ainda que, inicialmente, não cabia à força fazer "juízo de valor" sobre o acampamento.

"As ações realizadas no SMU foram planejadas e coordenadas com o objetivo de evitar danos advindos de um eventual emprego de tropa. Nossas ações foram baseadas na doutrina militar vigente na força terrestre", disse.

Leia Também:

¨Nesse contexto, minha decisão para solucionar essa questão contemplou a estratégia indireta para desmobilização do acampamento, o que implicou a prevalência das ações que evitam qualquer enfrentamento direto com os manifestantes. Essa estratégia se mostrou adequada na medida em que, na análise das imagens do acampamento em períodos distintos, é possível constatar um decréscimo dos manifestantes presentes", continuou.

O general Gustavo Dutra chefiou o Comando Militar do Planalto de abril de 2022 a março de 2023. O grupo cuida do Setor Militar em Brasília, onde ficava o acampamento bolsonarista, e era o único com competência para realizar ações no local.

A atuação do Exército foi criticada devido ao tempo levado para desmobilizar o grupo, já que parte dos vândalos que invadiram as sedes dos três poderes no dia 8 de janeiro estava abrigada no acampamento.

Também foi para lá que muitos criminosos retornaram depois dos ataques. Na data, o Exército fez um cordão de isolamento que impediu que a Polícia Militar chegasse ao local.

 
Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )