Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Garantia de ponto de apoio para trabalhadores de aplicativo será votado nesta quinta

O projeto de Lei, tem como objetivo a  instalação de pontos de apoio para trabalhadores de aplicativos de entrega e de transporte individual privado de passageiros. 

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
/ 3949 acessos
Garantia de ponto de apoio para trabalhadores de aplicativo será votado nesta quinta
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Está na ordem do dia da 7ª reunião Ordinária do 10º Período Legislativo, da Câmara Municipal de Juiz de Fora, que acontecerá nesta quinta-feira, 26, a partir de 17h30, a primeira votação do Projeto de Lei (PL 248/2021), de autoria da vereadora Cida Oliveira (PT). A matéria tem como objetivo a  instalação de pontos de apoio para trabalhadores de aplicativos de entrega e de transporte individual privado de passageiros. 

De acordo com a proposta, as empresas operadoras de serviços por aplicativos de entrega e de transporte privado de passageiros que atuam em Juiz de Fora ficarão obrigadas a instalar ao menos um ponto de apoio aos trabalhadores na cidade. Os espaços deverão ser habilitados com sanitários femininos e masculinos, sala de apoio e descanso equipada com pia, torneira e materiais para higienização das caixas transportadoras de alimentos, acesso à internet sem fio e tomadas para carregamento das baterias dos celulares gratuitamente, ambiente para refeição com mesas, cadeiras, bebedouro e micro-ondas, área para amamentação, armários/escaninhos individuais, onde os trabalhadores e trabalhadoras possam guardar seus pertences com seus cadeados e local destinado para o estacionamento dos veículos. 

Conforme descrito no Projeto de Lei, a construção, a manutenção e o funcionamento do ponto de apoio deverão ser garantidos pelas empresas de aplicativos. A partir da data de publicação da lei, as empresas terão um prazo de 6 (seis) meses para executá-la, ou seja, implementar os espaços com as áreas e equipamentos descritos no PL. 

Leia Também:

Para a Vereadora Cida Oliveira, o ponto de apoio para os trabalhadores desta categoria é uma forma de garantir dignidade no exercício da função.  “A jornada desses trabalhadores é muito extensa e, por muitas vezes, os profissionais estão longe de suas residências. Se faz necessário e urgente pensar em espaços onde possam se alimentar, fazer higiene pessoal, manter seus equipamentos de trabalho em condições de uso e, evidentemente, fazer pausas para descansar”, explica. Ela complementa que a aprovação da matéria será “um pequeno passo frente ao que os entregadores de aplicativos merecem, por isso é importante que haja a regulamentação nacional que envolva, por exemplo, o pagamento pela hora logada (não só pelas corridas) e acesso à Previdência”, conclui. 

Nicolas Souza Santos, representante da Associação  dos Motoboys, Motogirls e Entregadores de Juiz de Fora, destaca que a aprovação do PL é necessária para “avançar nas garantias constitucionais de saúde, higiene e segurança. Não estamos pedindo nada além do que está previsto na Constituição Federal”, explica. O trabalhador pondera ainda que a sede das empresas, no ambiente administrativo, conta com bebida de graça, mesa de sinuca, puff. “Os funcionários podem entrar e sair na hora que quiser. Isso afeta a lucratividade da empresa? E por que então temos pontos de apoio em Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro? Estamos falando sobre dignidade humana”, defende.

Contatos adicionais:

Vereadora Cida Oliveira, proponente da matéria: 98419-5650 (Gabriela, assessoria) 

Nicolas Souza Santos, representante da Associação  dos Motoboys, Motogirls e Entregadores: : 32 99172-5226

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )