Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 16 de Junho de 2024
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Formação técnica traz novas perspectivas de reinserção a acautelados

Solenidade aconteceu nesta sexta-feira (7)

Redação
Por Redação
/ 118 acessos
Formação técnica traz novas perspectivas de reinserção a acautelados
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Uma iniciativa externa está oferecendo novas oportunidades a pessoas privadas de liberdade em Juiz de Fora. Nesta sexta-feira (7), 20 acautelados da Penitenciária I - José Edson Cavalieri (PJEC) receberam certificados de conclusão de um curso profissionalizante em Manutenção de Sistemas Elétricos Prediais, viabilizado pela Prefeitura dentro da unidade. 

Com essa formação, os participantes passam a ter melhores chances de reinserção no mercado de trabalho após cumprirem suas penas.

Durante a solenidade de entrega dos certificados, familiares dos alunos estiveram presentes e um momento em especial chamou a atenção, quando Janaina Silvestre, irmã de um dos acautelados, deu um longo abraço em seu irmão.

Leia Também:

Em entrevista, ela contou que aquela emoção vinha das lembranças de toda a história vivida até aquele momento. “Meu irmão está aqui há muito tempo, mais de três anos, e eu nunca estive aqui dentro. A minha emoção é por rever meu irmão e porque ele sempre foi um menino inteligente. Hoje, está recebendo um diploma que pode ajudar ele lá fora", afirmou Janaina.

O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Leandro Lisboa Barros, destacou a importância da prevenção e ressocialização na segurança pública. “Pensar a segurança é pensar na promoção da cidadania. A Prefeitura tem essa compreensão. O que nós pretendemos, viabilizando esse curso, é garantir que cada um dos senhores tenha um recomeço adequado daquele portão pra fora. Entendemos que esse recomeço não é fácil, mas não é impossível”, afirmou aos formandos.

O curso é fruto dos esforços do projeto Integra, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), que busca proporcionar novas perspectivas de ressocialização e reingresso à sociedade para os acautelados.

O projeto reconhece a importância de contribuir para a recuperação das pessoas dentro do sistema prisional, para que retornem à liberdade com maiores possibilidades de recuperação.Recursos de emendas parlamentares dos vereadores André Luiz e Cida Oliveira foram destinados à Sesuc para a contratação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ministrou os cursos.

Nos próximos meses, estão programados treinamentos de Iniciação Profissional em Operação de Máquinas de Costura Industrial Reta e Overloque, destinados a acauteladas, e um curso de Aperfeiçoamento Profissional em Conduta, Comunicação e Técnicas de Inserção no Mercado de Trabalho.

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )