Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 20 de Julho de 2024
rcwtv
rcwtv

Ciência e Tecnologia

Estudo da Unesp Revela Percepção dos Moradores Sobre Biodiversidade Urbana

Pesquisa em Bauru e Belo Horizonte avalia reconhecimento de aves locais e sua importância para o ecossistema

João Vítor Fonseca
Por João Vítor Fonseca
/ 43 acessos
Estudo da Unesp Revela Percepção dos Moradores Sobre Biodiversidade Urbana
O Bem-Te-Vi (Pitangus sulphuratus) está entre as espécies mais vistas nas cidades pesquisadas (foto: Dario Sanches/Wikimedia Commons)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Pesquisadores do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp) em Rio Claro realizaram um estudo inovador para entender como os moradores das cidades de Bauru (SP) e Belo Horizonte (MG) percebem as aves que habitam esses locais. O estudo teve como objetivo avaliar se os residentes reconhecem as aves mais e menos frequentes em suas áreas urbanas e compreender a importância atribuída a essas espécies.

Metodologia e Resultados

Os moradores participaram de um questionário on-line que incluía imagens e cantos de aves para serem identificados, além de perguntas sobre a importância das aves para o ecossistema urbano e os sentimentos (positivos ou negativos) que associavam a elas. As espécies de aves mais vistas nessas cidades incluem o bem-te-vi, maritaca, pomba-avoante, pomba-doméstica e rolinha-roxa.

Leia Também:

“A maioria dos moradores reconhece a importância das aves para o funcionamento do ecossistema urbano e associa sentimentos positivos a elas, com exceção do pombo-doméstico, que é frequentemente associado a sentimentos negativos, como desgosto e doenças”, comenta João Carlos Pena, coautor do estudo.

Importância e Desafios

Os resultados indicam que os participantes foram capazes de reconhecer as ilustrações das aves mais frequentes, mas tiveram dificuldade em identificar os cantos das aves. Os pesquisadores sugerem que isso pode estar relacionado à poluição sonora e à vida agitada das grandes cidades, que comprometem a capacidade de percepção multissensorial.

Milton Ribeiro, professor do IB-Unesp e um dos autores do artigo, destaca: “Gerar conhecimentos sobre como os cidadãos percebem a biodiversidade urbana é essencial para desenvolver estratégias de planejamento de ambientes que permitam a interação harmoniosa entre humanos e fauna, garantindo a conservação da biodiversidade nas cidades”.

Apoio e Publicação

O estudo foi apoiado pela FAPESP por meio de sete projetos e foi publicado na revista *Birds*. Gabriela Graviola, que liderou a pesquisa, enfatiza a importância da participação da comunidade para obter uma visão abrangente da percepção urbana.

Para mais informações, o artigo Human Perception of Birds in Two Brazilian Cities.

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

FONTE/CRÉDITOS: Agência FAPESP
Comentários:
João Vítor Fonseca

Publicado por:

João Vítor Fonseca

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )