Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Estudantes da rede Pública de Minas podem participar do Concurso de Cartuns "Educação, Justiça e Arte"

Com o tema "Ensinar e Aprender", a iniciativa busca estimular alunos a refletirem sobre a educação no país através da linguagem artística. Inscrições abertas até 9 de agosto.

Júlia Paes
Por Júlia Paes
/ 56 acessos
Estudantes da rede Pública de Minas podem participar do Concurso de Cartuns
SEE / Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Educação (Caoeduc), o Observatório de Comunicação (Lei.A), a entidade Cartunistas Mineiros Associados (Cartuminas) e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), lançou nesta segunda-feira (3/6) o Concurso de Cartuns “Educação, Justiça e Arte”. Com o tema "Ensinar e Aprender", o concurso visa estimular o pensamento crítico e a produção criativa dos estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Minas Gerais.

O cartum é uma ilustração humorística atemporal que aborda temas universais, como o cotidiano e os comportamentos humanos. Esta forma de expressão artística, assim como letras de músicas, roteiros de filmes, peças de teatro e pinturas, é uma ferramenta poderosa para "ensinar e aprender".

Importância das Artes no Ambiente Escolar

Leia Também:

Geniana Guimarães Faria, secretária de Estado Adjunta de Educação, destaca que iniciativas envolvendo as artes promovem o engajamento dos estudantes e contribuem para melhorar o ambiente escolar, abordando aspectos socioemocionais. “O cartum, por meio do humor, propõe reflexão sobre temas relevantes e dialoga especialmente com adolescentes e jovens, que muitas vezes conseguem transmitir por desenhos aquilo que não conseguem dizer verbalmente”, explica.

Como Participar

Estudantes do ensino médio da rede pública de Minas Gerais podem participar criando um cartum que aborde o tema "ensinar e aprender". Para se inscrever, devem preencher o formulário online disponível no site www.justicaearte.com.br e enviar suas criações até o dia 9 de agosto. Os trabalhos selecionados por uma comissão julgadora serão premiados e participarão de uma exposição coletiva ao lado de obras de renomados cartunistas do país.

Ana Carolina Zambom, promotora de Justiça e coordenadora do Caoeduc/MPMG, enfatiza a importância de usar a linguagem artística para envolver os estudantes na reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem. “Queremos democratizar a reflexão sobre a educação no Brasil, usando a arte para estimular os estudantes a pensarem sobre o ‘ensinar e aprender’”, diz.

Projeto "Justiça e Arte"

Criado em 2021 pelo Observatório de Comunicação (Lei.A), pela Associação Cartuminas e pelo Caoet/MPMG, o projeto "Justiça e Arte" utiliza charges e cartuns para tornar acessíveis à sociedade civil temas jurídicos e o papel do Ministério Público. Segundo Zambom, o projeto busca explicar às pessoas seus direitos e como buscá-los.

A edição atual contou com a participação de 12 dos mais relevantes cartunistas do país, incluindo Laerte, Adão Iturrusgarai, Bennet, Marcos Jacobsen, João Montanaro, Lafa e Duke, além de 12 promotores de Justiça do MPMG ligados à defesa da Educação, da Criança e do Adolescente. Cada cartunista produziu uma charge sobre um direito relacionado à Educação, abordando temas como educação inclusiva, transporte escolar, gestão democrática, protagonismo juvenil e cultura de paz nas escolas. A partir das charges, foi também produzida uma websérie com os promotores e os chargistas.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Júlia Paes

Publicado por:

Júlia Paes

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )