O período de férias escolares está se aproximando do fim, e as escolas da rede estadual de Minas Gerais estão se preparando para receber os estudantes no dia 5 de fevereiro, marcando o início do ano letivo de 2024. A expectativa dos alunos é grande, e as escolas estão passando por revitalizações para oferecer um ambiente mais agradável e acolhedor.
Obras de Revitalização em Andamento
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), está investindo em diversas intervenções nas estruturas das escolas estaduais. Essas obras incluem pinturas, troca de telhado, capina, limpeza de caixa d'água, poda de árvores, substituição de janelas, portas, fechaduras, reformas em banheiros e refeitórios, entre outras intervenções necessárias, especialmente devido ao período de chuvas.
Atualmente, há 547 projetos em execução e 1.087 obras em andamento em toda a rede estadual de ensino, representando um investimento significativo de cerca de R$1 bilhão nos últimos anos.
Guia de Orientações para o Início do Ano Letivo
Para auxiliar os gestores escolares nas ações de preparação, a SEE criou o “Guia de Orientações para o início do ano letivo”. Este documento fornece diretrizes estratégicas para o planejamento e execução de ações, garantindo que o retorno às aulas seja acolhedor e significativo para servidores e estudantes.
Acolhimento e Mudanças Visuais nas Escolas
As escolas também receberam atualizações nas Orientações de Acolhimento para o início do ano letivo de 2024, o Guia de Fortalecimento das Aprendizagens e uma carta do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga. O objetivo é criar um ambiente escolar saudável, leve, alegre e acolhedor.
Algumas escolas, como a Escola Estadual Professora Geralda Eugênia da Silva em São Joaquim de Bicas, estão passando por melhorias visuais, mudando a cor das paredes para criar uma nova identidade visual, tornando o ambiente mais atraente e acolhedor.
Ações Pedagógicas e Fortalecimento do Ensino
Além das intervenções físicas, a SEE/MG elaborou o “Guia de Ações para o Fortalecimento das Aprendizagens 2024”, orientando o planejamento das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e das escolas em suas ações pedagógicas. O foco é garantir um ensino significativo alinhado ao Currículo Referência de Minas Gerais.
A subsecretária de Desenvolvimento de Educação Básica da SEE/MG, Kellen Senra, destaca a importância do planejamento pedagógico, incluindo o acolhimento, nos primeiros dias de aula. Os dois primeiros dias serão dedicados à discussão e elaboração do planejamento anual, visando envolver toda a equipe pedagógica.
Plano de Recomposição das Aprendizagens
Dentre os projetos pedagógicos, a SEE/MG irá fortalecer o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) neste ano. O PRA visa apoiar as escolas na melhoria da aprendizagem e dos resultados educacionais, alinhado aos objetivos do Currículo Referência de Minas Gerais
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