Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 06 de Julho 2026
Carregando jogos...
Juiz de Fora

Em inauguração de Árvore de Natal na Penitenciária, PJF firma parceria para promover inclusão social

A Árvore de Natal que vai enfeitar o pátio da Penitenciária José Edson Cavalieri foi inaugurada na tarde desta segunda-feira, 20.

Geraldo Gomes
Por Geraldo Gomes
Em inauguração de Árvore de Natal na Penitenciária, PJF firma parceria para promover inclusão social
Imprensa PJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Árvore de Natal que vai enfeitar o pátio da Penitenciária José Edson Cavalieri foi inaugurada na tarde desta segunda-feira, 20. A decoração foi produzida em oficinas ministradas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Com materiais recicláveis e criatividade, as mulheres que ficam no anexo Eliane Betti produziram os enfeites. 

As detentas tiveram a ideia de enfeitar uma árvore de Natal dentro da penitenciária enquanto confeccionavam a decoração da Árvore da Esperança, que foi montada no Mirante São Bernardo na última quinta-feira, 16, como parte da programação de Natal elaborada pelo Programa Boniteza. Foram confeccionadas bolas, sinos, correntes de garrafas e outros enfeites menores com cápsulas de café. 

A subdiretora de Atendimento  Humanização, Lucinda Tavares, falou sobre a importância da oficina para as acauteladas. “A arte transforma. O Natal dentro de uma unidade prisional costuma ser uma época um pouco triste, porque eles estão longe dos familiares e dos filhos. Com a produção desses enfeites na oficina, esse natal se tornou mais leve. A gente viu uma comoção da parte delas por poderem preparar um enfeite pra cidade, um enfeite onde as famílias podem ir ver seu trabalho. E mais ainda, um enfeite para nossa unidade, porque isso é uma coisa diferente, montar uma árvore de natal dentro de um ambiente prisional”, explica.

Publicidade

Leia Também:

As acauteladas também se mostraram muito gratas pelo trabalho, como relatou Gisele Ferreira Oliveira, que participou da produção dos enfeites. “O projeto foi um aprendizado muito bom e é gratificante poder mostrar o trabalho pronto. Nós aprendemos muito, somos muito gratas e vamos levar isso lá para fora”, conta ela. 

A prefeita Margarida Salomão parabenizou as artesãs, ressaltando seu empenho. “O Estado é responsável por desenvolver ações de ressocialização, de recuperação, de abertura de expectativa e de uma abertura de futuro para todas vocês. Isso é uma parte importantíssima da área de segurança. Eu queria dizer para vocês que estou muito feliz por estar aqui em nome da cidade de Juiz de Fora. Quero dar parabéns a vocês que se empenharam nessa colaboração conosco e nesse trabalho em favor de si mesmas, porque isso é uma coisa que ninguém pode fazer por vocês, só vocês mesmas”, disse. A secretária de Governo, Cidinha Louzada, reforçou os efeitos do trabalho também para a cidade de Juiz de Fora. “Inauguramos essa árvore dentro desse espaço, feita por essas mulheres que têm dentro delas muita esperança e trabalho. E foi muito bonito tudo que elas levaram para a nossa cidade”, afirmou. 

A cerimônia também marcou a formatura da primeira turma de panificação da Penitenciária em parceria com o Senai de Minas Gerais.  

Boniteza assina termo de parceria

Durante o evento, a PJF assinou termo de parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, através da Penitenciária José Edson Cavalieri. O objetivo é seguir incentivando e promovendo a inclusão social. Com a parceria, as pessoas privadas de liberdade poderão trabalhar em serviços de zeladoria realizados pelo Programa Boniteza. 

A Secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, falou sobre a importância de projetos voltados para a ressocialização. “É muito comum a gente pensar na segurança pública só pelo viés da repressão. A gente tem que pensar um grande tripé, que contempla também a prevenção e as ações de ressocialização. Isso é uma responsabilidade do Estado, da Prefeitura, da própria sociedade civil e dos empresários, que têm que trabalhar conjuntamente para isso”, afirmou.

FONTE/CRÉDITOS: Imprrensa PJF
Geraldo Gomes

Publicado por:

Geraldo Gomes

Fundador, diretor e presidente do Portal de notícias RCWTV. Trabalhou na TVE, TV pública de Juiz de Fora, como diretor de imagem, e depois empreendeu no ramo de eventos evangélicos com a empresa Gospel Videos. Mais tarde fundou a RCWTV, inicialmente...

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR