O primeiro turno das eleições municipais de 2024 em Juiz de Fora, realizado ontem, 6 de outubro, foi marcado pela tranquilidade, conforme análise do Juiz Eleitoral Paulo Tristão. Segundo o magistrado, o pleito transcorreu dentro das expectativas, com apenas alguns ajustes técnicos, garantindo um processo eleitoral pacífico. “Tudo correu na maior harmonia, sem qualquer incidente grave, era uma expectativa que nós tínhamos e que foi concretizada", afirmou o juiz em entrevista concedida no domingo à Rádio Itatiaia.
Embora seis urnas eletrônicas tenham apresentado falhas logo no início da votação, o problema foi resolvido rapidamente com a substituição por urnas de contingência. “A gente tem sempre uma preocupação no início e no final da votação. No início, seis urnas não funcionaram bem, mas foram prontamente substituídas. A eleição começou no horário previsto e terminou bem, sem qualquer fato relevante", pontuou Tristão.
Ao longo do domingo, dez urnas foram substituídas, a maioria delas na parte da manhã. A única ocorrência policial significativa foi a prisão de um eleitor que tentou fotografar a urna eletrônica em uma seção localizada no Clube dos Bancários. O ato foi contido pelas autoridades, respeitando as normas da Justiça Eleitoral, que proíbem o uso de celulares na cabine de votação.
Todos os seis candidatos a prefeito – Charlles Evangelista (PL), Ione Barbosa (Avante), Margarida Salomão (PT), Isauro Calais (Republicanos), Victoria Mello (PSTU) e Julio Delgado (MDB) – compareceram às suas respectivas seções eleitorais para votar.
Sobre a apuração dos votos, Tristão estimou que os resultados finais seriam divulgados por volta das 20h ou 20h30 e foi concluído dentro do horário previsto. O resultado histórico revelou que, pela primeira vez desde a redemocratização, a eleição em Juiz de Fora foi decidida em 1º turno, com a reeleição de Margarida Salomão (PT). Com 150.848 votos, superando em 6.319 votos o total obtido em 2020. O resultado histórico, divulgado na noite do domingo (6), marcou o fim de um ciclo de mais de três décadas, durante as quais todas as disputas para o cargo de prefeito na cidade precisaram de um segundo turno.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.