Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quarta-feira, 19 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Defesa Civil realiza palestra em seminário estadual sobre crise climática

O tema foi sobre os desafios na convivência com a seca severa e as chuvas intensas

Redação
Por Redação
/ 57 acessos
Defesa Civil realiza palestra em seminário estadual sobre crise climática
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta sexta-feira (7), a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participou do "Seminário Técnico de Crise Climática", promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Durante o evento, a Defesa Civil apresentou as ações preventivas e de gestão de riscos de desastres implementadas em Juiz de Fora, que se tornaram referência nacional nos últimos anos.

Com o tema "Desafios na convivência com a seca e a chuva extrema", o seminário ocorreu na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF). A palestra intitulada "Ações Preventivas de Gestão de Riscos de Desastres no município de Juiz de Fora/MG" foi conduzida por Joviano Assis, gerente do Departamento de Gestão de Desastres, e Camila Galvão, gerente do Departamento de Gestão de Riscos de Desastres.

Leia Também:

Entre as ações destacadas, foi ressaltada a importância do mapeamento de áreas de risco. Desde 2021, o município realiza de forma independente o mapeamento de áreas de risco geológico e hidrológico.

Para o mapeamento geológico, é utilizada a metodologia do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais (Gides), desenvolvido em conjunto pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Já o mapeamento hidrológico é feito com a metodologia Florima - Floods Risk Management, criada pela própria Defesa Civil de Juiz de Fora.

Com a metodologia Gides, a PJF mapeou aproximadamente 19 quilômetros quadrados da cidade, sendo a primeira Defesa Civil do Brasil a realizar esse mapeamento de forma independente.

Esse trabalho, conduzido por servidores municipais, resultou em uma economia de R$16,3 milhões para os cofres públicos e foi reconhecido como uma boa prática pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec).

Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )