google.com, pub-3302814748151540, DIRECT, f08c47fec0942fa0

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
rcwtv
rcwtv

Juiz de Fora

Defesa Civil de Juiz de Fora divulga balanço do período chuvoso 2023-2024

A gestão do Plano de Contingência se destacou pela agilidade nas ações de resposta diante dos riscos relacionados à chuva

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
Defesa Civil de Juiz de Fora divulga balanço do período chuvoso 2023-2024
PJF
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O período chuvoso 2023/2024, influenciado pelo fenômeno El Niño, foi caracterizado por chuvas intensas e concentradas em Juiz de Fora, acompanhadas de rajadas de vento. Nesse contexto desafiador, a gestão do Plano de Contingência se destacou pela agilidade nas ações de resposta diante dos riscos relacionados à chuva.

Na reunião de fechamento do Plano de Contingência, realizada nesta quarta-feira (17), foram apresentados os dados e avaliada a atuação dos órgãos envolvidos no trabalho conjunto. Um dos pontos destacados foi a rapidez nas medidas para o retorno à normalidade, como recolhimento de galhos e árvores, limpeza de vias e correção de erosões, além do trabalho preventivo realizado mesmo durante o período chuvoso.

Pela primeira vez em 50 anos de atuação da Defesa Civil de Juiz de Fora, o número de vistorias preventivas e de monitoramento superou as vistorias de resposta no período chuvoso. Foram realizadas mais de mil vistorias, sendo que 55,7% foram de prevenção e monitoramento, permitindo identificar cenários de risco e adotar medidas para evitar desastres.

Leia Também:

O subsecretário de Defesa Civil, Luís Fernando Martins, destacou a importância das medidas preventivas na mitigação de riscos e na preservação da segurança da população. 

“Diante do cenário desse período chuvoso, com as características desafiadoras trazidas pelo El Niño, tivemos uma atuação ágil e não tivemos casos de gravidade. Isso reflete, também, o trabalho preventivo bem executado nos últimos anos, sob coordenação da Defesa Civil na Secretaria de Governo. Isso possibilitou a mitigação de riscos no município”

Os meses mais chuvosos foram outubro e fevereiro, com volumes de 359 mm e 337 mm, respectivamente. A região Nordeste foi a mais afetada, com registro de 1.495mm de chuva, acima da média esperada para o período.

Além das chuvas intensas, a Defesa Civil monitorou rajadas de vento e altas temperaturas. Em outubro de 2023, foram registradas rajadas de vento acima de 90 km/h, e a temperatura máxima chegou a 35.8°C em novembro.

O Plano de Contingência envolve representantes de diversas pastas da Prefeitura, além de órgãos estaduais e outras instituições, e tem como objetivo orientar as ações do município em situações de desastres relacionados à chuva. A atuação conjunta e preventiva foi fundamental para garantir a segurança da população durante o período chuvoso.

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!
 
Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais.

FONTE/CRÉDITOS: PJF
Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )

clever betano