Nesta terça-feira (8), o Congresso Nacional será iluminado com uma luz especial na cor amarela, em apoio ao Dia Mundial da Síndrome de Cushing. Essa data é uma homenagem ao neurocirurgião Harvey Cushing, que nasceu em 8 de abril de 1869 e foi o primeiro a descrever a doença em 1912.
As principais causas da síndrome de Cushing incluem o uso prolongado de corticosteróides e a produção excessiva de cortisol pelo organismo, que pode ser provocada por tumores na glândula pituitária, nas glândulas adrenais ou em outras partes do corpo. Essa condição é mais frequente em pacientes que utilizam medicamentos corticosteróides, além de ser mais comum em mulheres e em pessoas com obesidade.
Os sintomas da síndrome incluem ganho de peso e acúmulo de gordura, especialmente na região do tronco, rosto arredondado (conhecido como "rosto em lua cheia"), dificuldade na cicatrização, estrias roxas na pele, aumento da pressão arterial, fadiga, fraqueza muscular, cálculos renais, diabetes e osteoporose, entre outros.
O diagnóstico geralmente é realizado por meio de exames de sangue, urina e saliva para medir os níveis de cortisol no corpo. Caso seja identificado um excesso, exames adicionais, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, são realizados para avaliar as glândulas pituitárias e adrenais, podendo identificar anormalidades como tumores.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.