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Quinta-feira, 20 de Marco de 2025
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Marketing Digital

Como influenciadores elevam alcance e credibilidade da marca

Os influenciadores digitais podem ajudar muito uma empresa, tanto é que por conta disso surgiu o marketing de influência, uma das melhores estratégias de marketing digital.

Guia de Investimento
Por Guia de Investimento
Como influenciadores elevam alcance e credibilidade da marca
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Os influenciadores digitais podem ajudar muito uma empresa, tanto é que por conta disso surgiu o marketing de influência, uma das melhores estratégias de marketing digital.

Desde que a internet se popularizou e os smartphones se tornaram um dos principais meios de acesso à internet, muita coisa mudou, e as empresas começaram a desenvolver outras formas de se relacionar com sua audiência.

As redes sociais se tornaram primordiais no planejamento de marketing devido à sua capacidade de influenciar a decisão de compra. Só que a forma de se comunicar com o público-alvo está em constante evolução.

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O marketing de influência surgiu como um potencializador para divulgar marcas, produtos e serviços. Trata-se de uma estratégia que se apoia no poder de persuasão e na influência de pessoas que possuem um grande número de seguidores.

Elas são muito mais próximas dos usuários do que as celebridades, por isso também têm mais credibilidade para indicar produtos e serviços. A estratégia vai muito além de vender pela internet e é importante conhecê-la antes de implementar.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que é marketing de influência, como é a influência dos influenciadores, a importância de escolher a opção correta, a importância dessa estratégia e os benefícios de fazer essas parcerias.

O que é marketing de influência?

Marketing de influência é uma estratégia orgânica usada pelas empresas para se comunicar com clientes e potenciais clientes. Para funcionar, conta com personalidades do meio digital que fazem uma ligação entre os negócios e os usuários.

O objetivo é aproveitar a credibilidade, relevância e confiança do influenciador em relação aos seguidores para alavancar a empresa e suas soluções. É uma forma de aumentar as vendas ou o reconhecimento da marca.

Quando alguém precisa adquirir um produto ou serviço, como conserto de injeção eletrônica automotiva, prefere ouvir a indicação de pessoas de sua confiança, e com os influenciadores, a situação é bem parecida.

Ouvir a opinião dessas personalidades é quase a mesma coisa que ouvir a opinião de um amigo ou familiar. Como vantagem, a estratégia se mostra altamente assertiva, uma vez que considera aspectos como:

Nicho de atuação;

Gostos;

Hobbies;

Preferências.

Tudo isso é feito com conteúdos em formato natural irrelevante, fazendo com que o espectador consuma de maneira orgânica.

O meio digital existente hoje utiliza o marketing de influência praticamente o tempo todo, e, quando trabalhado de maneira assertiva, o material soa natural e é bem aceito pelo público.

A influência dos influenciadores

Os influenciadores têm alto poder de engajamento e conseguem ampliar o alcance de uma mensagem. O sucesso se deve ao fato de que são pessoas comuns, e como resultado, fica mais fácil aumentar o nível de confiança do consumidor.

A mensagem transmitida por uma empresa especializada em rastreador GPS para caminhão tem mais credibilidade, por essa razão, trata-se de uma estratégia é cada vez mais aplicada no mercado.

De acordo com o levantamento ROI e Influência, em 2019, 68% das organizações já consideravam essa estratégia importante para o planejamento de comunicação. Além disso, 59% dos negócios tinham a intenção de aumentar o investimento nessa ação.

Mas para que as estratégias sejam realmente eficazes, o influenciador escolhido deve ter um público semelhante à audiência da marca.

Importância de escolher o influenciador certo

Ao fazer uma parceria com um influenciador, a empresa passa a receber sua credibilidade e influência e vai transmiti-la para os seguidores. É muito importante encontrar um influencer segmentado incompatível com o público-alvo da empresa.

Isso ajuda a organização a ter um alcance muito maior, além disso, é imprescindível que a marca escolha alguém que saiba falar bem dela e que esteja de acordo com suas metas.

É importante avaliar a quantidade de seguidores que o influenciador possui, pois isso gera impactos na quantidade de pessoas impactadas, no entanto, este não é o único aspecto que um fabricante de adesivo para freezer vertical deve considerar.

É fundamental que o influencer tenha um bom engajamento e uma audiência conectada com ele, pois só assim será alguém com credibilidade para falar sobre a empresa.

Importância do marketing de influência

É nas redes sociais onde se encontra a maior parte dos influenciadores digitais, e isso por si só já explica por que essa estratégia é focada nessas plataformas.

As redes sociais acumulam cerca de 159 milhões de brasileiros e esse número tende a aumentar ao longo dos anos. Isso também fez com que o social commerce crescesse muito.

Essa modalidade de e-commerce acontece dentro das redes sociais e vem se destacando cada vez mais, pois facilita o alcance dos consumidores que estão presentes nesses canais.

Onde existe conteúdo, existem pessoas interessadas e o marketing digital pode aproveitar essas plataformas.

Benefícios do marketing de influência

Uma loja de bateria estacionária de gel pode obter diversos benefícios ao investir em marketing de influência, e entre os principais estão:

Gera confiança

Os influenciadores são procurados pelas empresas porque ajudam a divulgar os produtos e serviços, mas também porque transmitem confiança e credibilidade para a audiência.

Assim sendo, atrelar as estratégias de marketing ao influenciador vai ajudar a conquistar a atenção de uma quantidade maior de pessoas.

Melhora os conteúdos

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito versátil, e boa parte de suas ações são voltadas para as redes sociais. Isso acontece porque esses canais favorecem a criatividade na hora de desenvolver os materiais.

Uma marca que já investe em marketing de conteúdo para as redes sociais pode fazer parcerias com influenciadores para aprimorar e complementar a estratégia de criação.

Essa união traz mais oportunidades de desenvolver conteúdos únicos e criativos que vão fortalecer as estratégias e o planejamento digital.

Melhora o brand awareness

Para um fabricante de placa de aço inox personalizada, investir em marketing de influência é uma das melhores formas de melhorar a consciência de marca. Isso se deve ao grande número de seguidores que os influenciadores possuem.

Da mesma forma como uma estratégia de guest post, a parceria com os influenciadores consegue impactar uma audiência maior, tanto da empresa quanto do influencer.

Além disso, essa prática beneficia ambos os lados, mas enquanto a empresa consegue aumentar a consciência de marca, o influenciador terá conteúdos para alimentar seu canal.

Oferece valor

Um dos maiores objetivos do marketing de conteúdo é entregar valor para a audiência, com o objetivo de resolver os problemas das pessoas, educá-las e inspirá-las por meio daquilo que é relevante.

O marketing de influência trabalha muito bem esse conceito, uma vez que os indivíduos já estão sintonizados com as necessidades de seus seguidores. Com isso, a empresa consegue alcançar seu público e entregar valor.

Ajuda a construir boas parcerias

A conexão do influenciador com sua audiência é muito poderosa, e ao longo do tempo, traz resultados surpreendentes para a empresa.

Um fabricante de rodapé para piso de madeira pode ser convidado a participar de eventos, cursos online e outras oportunidades.

Mas para ter acesso a elas, é fundamental relacionar a marca a alguém de confiança na internet, preferencialmente, que tenha um posicionamento parecido com aquilo que o negócio quer propor para o público-alvo.

Público altamente segmentado

Alcançar o público altamente segmentado é fundamental não apenas no Google e no Facebook, mas também em todas as outras plataformas em que o negócio se faz presente.

Uma empresa de instalação CFTV pode encontrar o influenciador perfeito para seu nicho de atuação porque existem influencers que falam sobre todo tipo de assunto.

Desse modo, ao fazer parcerias com essas pessoas, a organização vai conseguir atingir o público certo e aumentar as chances de sucesso.

Melhora o tráfego do site

Quando se trata de tráfego orgânico, é muito importante utilizar as boas práticas de SEO, entretanto, essas ações não são as únicas que precisam ser trabalhadas.

Assim como as redes sociais podem ser usadas para divulgar um conteúdo presente no site ou no blog e atrair visitantes, fazer parcerias com influenciadores também vai favorecer o tráfego em outras plataformas.

Se o influencer está falando sobre um lugar para amolar alicate de corte, pode deixar links para o site da empresa na descrição do vídeo e em sua biografia, convidando o público para acessar esses canais.

Considerações finais

Para que o marketing de influência tenha bons resultados, ele precisa de um bom planejamento, algo comum com qualquer outra estratégia.

A empresa precisa pesquisar muito bem quais são os influenciadores que podem fazer a parceria, definir os objetivos que pretende alcançar, determinar as métricas que vai analisar, entre outros pontos importantes.

Além do planejamento, é indispensável estabelecer uma boa comunicação com os influencers e mostrar que valoriza o trabalho dessas pessoas.

Com isso, ambos entrarão em uma relação de troca que vai trazer benefícios mútuos, além de muitas vantagens para o público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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