Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

Circuito Frutificaminas terá mais etapas em 2024

Emater-MG pretende organizar 18 eventos em todo o estado

Simone Carvalhal
Por Simone Carvalhal
Circuito Frutificaminas terá mais etapas em 2024
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) irá ampliar o Circuito Frutificaminas em 2024. Está prevista a realização de 18 etapas do evento, três a mais que em 2023. O circuito promove palestras técnicas com especialistas na área de fruticultura, em diferentes polos de produção do estado. O objetivo é a atualização e capacitação de agricultores, estudantes e profissionais do setor. Criado em 2010, o Frutificaminas é considerado o maior evento da fruticultura mineira.

“Fazemos estes eventos para mostrar a potencialidade que a fruticultura tem, como geração de renda e emprego nas regiões. É uma atividade com rentabilidade atrativa para o produtor rural, porém requer o uso de tecnologia. Temos área, boas condições climáticas e disponibilidade de água. Então há condições de avançar com esta atividade no estado”, comenta o coordenador técnico de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio.

De acordo com o coordenador da Emater-MG, um dos temas que estará presente no circuito de 2024 é a cultura do marmelo. Minas Gerais já foi um grande produtor da fruta e também de marmelada. Na década de 1970, o estado contava com 1,5 mil hectares plantados com a fruta. Atualmente são cerca de 60 hectares. Os problemas fitossanitários nas lavouras e a chegada ao mercado de doces industrializados explicam a queda. Porém, Deny Sanábio comenta que a procura pelo marmelo e pelos doces produzidos por pequenas agroindústrias é grande.

“Nós temos, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), sete unidades demonstrativas da cultura do marmelo, instaladas em diferentes regiões de Minas. Vamos fazer eventos nestes locais para divulgar a cultura”, explica Sanábio. Em 2021, a Emater-MG fez a seleção de agricultores, que receberam as mudas de marmelo e disponibilizaram as áreas de cultivo para servirem de unidades demonstrativas. O desenvolvimento das plantas é monitorado pelos técnicos da Emater-MG e acadêmicos da Ufla. A pesquisa vai mostrar qual variedade melhor se adapta a cada região.

Outro tema que terá destaque nos eventos do próximo ano é o controle do greening, considerado a mais grave doença que afeta a citricultura. Nas plantas contaminadas pela bactéria que causa a doença, ocorrem a deformação, maturação irregular, queda das frutas e morte das plantas. Ele é de difícil controle, pois é disseminado por um inseto que contamina as plantas com a bactéria ao sugar a seiva.

A doença apareceu no país em 2004. Em Minas Gerais surgiu primeiro nas regiões do Sul e Triângulo Mineiro, que fazem divisa com São Paulo. No decorrer dos anos, a incidência do greening vem aumentando em número de municípios e avançando para outras regiões do estado. Ainda não existe cura para o greening.

“Somente no segundo semestre de 2022, foram erradicadas 283 mil plantas por causa do greening, em 673 propriedades de Minas. Sendo que 26 produtores tiveram que erradicar todo o pomar. Este ano, focamos na capacitação dos técnicos da Emater-MG que vão ajudar no controle da doença. Já em 2024 vamos abordar este tema com mais ênfase no Frutificaminas, para que os produtores tenham ciência da gravidade desta doença para o estado. Vamos fazer esta ação em conjunto com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)”, diz o coordenador da Emater-MG.

Início do Circuito

O Circuito Frutificaminas do ano que terá início em março. As primeiras datas serão divulgadas em breve pela Emater-MG, com a programação das palestras. A participação de produtores é gratuita.

Em 2023, as quinze etapas realizadas do Circuito Frutificaminas reuniram 630 participantes. Os assuntos mais abordados foram: cultura da banana, cultura do abacaxi, controle integrado de pragas e doenças, poda e manejo de frutíferas, manejo de plantas cítricas, certificação e rastreabilidade como exigências de mercado, potencialidades da fruticultura, entre outros.

Minas Gerais é o quarto maior produtor de frutas do Brasil. São aproximadamente 140 mil hectares plantados, com uma produção anual de três milhões de toneladas de frutas.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os amigos!

Publicidade

Leia Também:

Acesse o nosso site

https://www.rcwtv.com.br/

Receba notícias da RCWTV no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site! Participe do nosso grupo:
https://chat.whatsapp.com/EeSJvQx8kVA3J3kMmSevMw

Curta e siga nossas redes sociais!

Comentários:
Simone Carvalhal

Publicado por:

Simone Carvalhal

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )