Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Saúde

Casa de Saúde Santa Fé abre leitos exclusivos para dengue tipo C

Medida vem em resposta à crescente gravidade da doença na região

Ronã Guilherme
Por Ronã Guilherme
Casa de Saúde Santa Fé abre leitos exclusivos para dengue tipo C
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Casa de Saúde Santa Fé (CSSFé), localizada em Três Corações e pertencente à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), anunciou a disponibilização de dez leitos dedicados ao tratamento exclusivo de pacientes diagnosticados com dengue do tipo C. Esta medida vem em resposta à crescente gravidade da doença na região, com a cidade já contabilizando quase 2 mil casos notificados, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em 26 de março.

 

A diretora da CSSFé, Claudete Bernardo Basaglia, enfatiza a rápida adaptação da Fundação para atender às demandas emergenciais de saúde.

Leia Também:

 

“Após situação de emergência em saúde pública decretada pelo nosso município, no último dia 21, criamos os fluxos de acordo com os protocolos da Fhemig, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, demonstrando, mais uma vez, a capacidade da Fundação em se adaptar rapidamente e atender às demandas emergenciais de saúde nos locais onde as suas unidades assistenciais estão localizadas”, afirma.

 

Os pacientes são encaminhados para a Casa de Saúde Santa Fé pela prefeitura, após triagem realizada na atenção primária. Lidiane Faria Vazi, gerente assistencial da unidade, explica que os pacientes passam por avaliação e, em casos que exigem internação, são admitidos na unidade de saúde.

 

“O paciente dá entrada no posto de hidratação disponibilizado pelo município, onde é realizado o hemograma e o teste NS1 (teste rápido para confirmação da doença) e iniciada a hidratação. Em casos de piora dos sintomas, necessitando de internação, os pacientes – do grupo B, com alguma comorbidade, e do grupo C, com sinais de alerta – são encaminhados para internação aqui na casa de saúde".

 

As internações são de curto período, com média de três dias, e seguem rigorosamente os protocolos estabelecidos pela Fhemig e pelo Ministério da Saúde para acompanhamento e alta dos pacientes.

 

Em relação à ocupação dos novos leitos, a diretora da CSSFé Claudete Basaglia informa que oito dos dez leitos já estão em uso, evidenciando a urgência e a importância desse suporte adicional na região. 

 

“Nos sentimos honrados em poder ajudar as pessoas que estão precisando de atendimento”, conclui. 

 

Em casos de alta dos pacientes, eles são encaminhados de volta ao município, enquanto casos que apresentam piora clínica são referenciados para o Hospital São Sebastião, que atua como retaguarda na cidade. Essa estratégia visa garantir uma abordagem integrada e eficaz no tratamento da dengue e no suporte aos pacientes afetados pela doença.

 

Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

 

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

 

Curta e siga nossas redes sociais.

Comentários:
Ronã Guilherme

Publicado por:

Ronã Guilherme

Aluno do curso de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )