Teve início nesta segunda-feira, 17 de junho, o projeto “Casa da Mulher Presente nas Escolas”. As Escolas Municipais Áurea Bicalho e Helyon de Oliveira, localizadas no bairro Linhares, foram as primeiras a receber esta iniciativa da Casa da Mulher da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O projeto tem como objetivo disseminar informações à comunidade e suas famílias sobre os diferentes tipos de violências de gênero.
Este projeto é fruto da colaboração entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e a Secretaria de Educação (SE). Ana Carolina Sales, assessora de políticas públicas para mulheres da SEDH, explicou a escolha das instituições: "Realizamos um estudo sobre as áreas com maiores índices de violência doméstica na cidade e mapeamos as escolas localizadas nas regiões que lideram o ranking para esta visita inicial".
A próxima etapa do projeto envolve a realização de reuniões com a equipe pedagógica e outros equipamentos relacionados, visando o compartilhamento de dados e informações para preparar a rede na identificação e encaminhamento de casos de violência de gênero e familiar.
Para concluir este processo, será promovido um encontro mensal focado na continuidade do projeto e na abordagem de temas relacionados a todos os tipos de violência. Esses encontros têm como objetivo levar informações e conscientização sobre situações de violência cotidianas e seus desdobramentos.