A Prefeitura de Juiz de Fora, através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD III), está organizando uma série de eventos com o objetivo de promover o bem-estar e a autonomia de pessoas que enfrentam problemas devido ao uso abusivo de substâncias psicoativas, além de oferecer suporte para seus familiares. A participação nos grupos e oficinas é gratuita e não requer inscrição prévia.
De acordo com a supervisora do Caps AD III, Beatriz Guedes Matoso, "a abordagem coletiva é parte integrante da abordagem psicossocial. Entendemos que, quando lidamos com problemas em um contexto coletivo, faz sentido também cuidar deles coletivamente, criando abordagens coletivas, aprimorando as habilidades de vida e fortalecendo a resiliência diante dos desafios do uso de substâncias. Nesse sentido, usamos a arte, a conversa, dinâmicas e técnicas que orientam o nosso trabalho para criar esses espaços".
Os encontros acontecerão na Rua Gilberto de Alencar, n°26 (ao lado do Teatro Paschoal Carlos Magno) e contarão com uma equipe multiprofissional dedicada a cada grupo, proporcionando dinâmicas, orientações e apoio aos participantes.
Sobre os Centros de Atenção Psicossocial (Caps)
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades que oferecem atendimento a indivíduos com agravos à sua saúde mental, promovendo acompanhamento e reinserção social através de abordagens terapêuticas. Eles também proporcionam acesso a emprego, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. A entrada para os serviços de saúde mental geralmente ocorre por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Confira as Datas da Programação:
-
Grupo para Famílias: Segundas-feiras às 9h - Datas: 06/11, 20/11, 04/12 e 18/12
-
Grupo para Mulheres: Quartas-feiras às 9h - Datas: 08/11, 22/11, 06/12 e 20/12
-
Grupo para Homens: Datas: 09/11 (quinta-feira), 17/11 (sexta-feira), 27/11 (segunda-feira) - Todos às 9h
-
Oficina de Artes Visuais: Sextas-feiras às 14h - Datas: 10/11, 24/11, 08/12 e 22/12