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Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
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Juiz de Fora

Campanha de Conscientização sobre Segurança da Informação: 10 Dicas para Proteger Seus Dados

Universidades promovem iniciativas mensais para alertar sobre a importância de senhas fortes e práticas seguras no ambiente digital.

Cristiane Oliveira
Por Cristiane Oliveira
Campanha de Conscientização sobre Segurança da Informação: 10 Dicas para Proteger Seus Dados
Imprensa PJF
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Universidades promovem campanha de conscientização sobre segurança da informação; confira 10 dicas essenciais

Até junho, uma campanha educativa abordará, mensalmente, temas cruciais como autenticação e proteção de dados, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos cibernéticos.

Você costuma usar informações pessoais, como o nome de um familiar ou sua data de nascimento, em suas senhas? Embora essa prática pareça ultrapassada, ainda é comum ver esse tipo de combinação insegura, que facilita o acesso de hackers. Além disso, você repete a mesma senha para múltiplos serviços e dispositivos? Essa é outra grande falha de segurança.

Esses são apenas alguns dos conselhos oferecidos pela campanha de segurança da informação, promovida por universidades e institutos federais, incluindo a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo é aumentar a conscientização sobre a importância de proteger dados pessoais e garantir a segurança no ambiente digital.

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Patrícia Curvelo, coordenadora do CGCO, participa de colégio de gestores responsável pela campanha (Foto: Arquivo Pessoal)

Entre janeiro e junho deste ano, as universidades e institutos federais, por meio de suas redes sociais, compartilharão conteúdos focados na segurança da informação. Cada mês trará um tema específico, abordando desde a criação de senhas seguras até os riscos relacionados ao compartilhamento de dados pessoais nas redes sociais.

Os tópicos foram selecionados por meio de uma pesquisa feita com os gestores de tecnologia das instituições participantes do Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) da Andifes, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. “Iniciamos com uma pesquisa aberta para sugestões de temas e, em seguida, realizamos uma votação para decidir os assuntos mais relevantes”, explica Patrícia Curvelo, coordenadora do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional da UFJF (CGCO) e representante da universidade no Colégio.

Responsabilidade compartilhada

Marcel de Toledo - pró-reitor de Sistemas e Dados

Responsabilidade pela segurança da informação deve ser coletiva, segundo o pró-reitor Marcel Vieira (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Diante do aumento das ameaças cibernéticas e da necessidade de proteger os dados nas instituições, é crucial que todos os membros da organização compreendam os riscos e adotem as melhores práticas para garantir um ambiente digital seguro. Por isso, a campanha recebeu o nome de "Segurança no Elemento Humano", com foco nas ações preventivas que os usuários podem adotar.

“A segurança da informação não é somente uma questão técnica, mas uma responsabilidade compartilhada, e acreditamos que essa campanha ajudará a fortalecer a conscientização e aprimorar a proteção dos dados na universidade”, destaca o pró-reitor de Sistemas de Dados e Avaliação, Marcel Vieira.

Ao participar da campanha, a UFJF reafirma seu compromisso com a promoção de uma cultura de conscientização e responsabilidade digital entre os membros da comunidade acadêmica, complementa Vieira.

Mês a mês da campanha

Fevereiro foca em segurança nas redes sociais durante campanha de conscientização

Em janeiro, a campanha de segurança da informação destaca métodos para reforçar senhas e outros sistemas de autenticação, com o objetivo de prevenir fraudes em acessos a serviços e plataformas.

O gestor de Segurança da Informação da UFJF, Rodrigo Duarte, sugere “utilizar senhas aleatórias, com pelo menos dez caracteres, misturando números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas. Além disso, é importante evitar palavras comuns, datas ou nomes de pessoas”. Mais orientações detalhadas também serão fornecidas no decorrer da campanha.

No mês de fevereiro, a atenção se voltará para a segurança nas redes sociais, abordando o compartilhamento de dados e o roubo de informações pessoais. Em março, o foco será a proteção em redes de computadores, visando prevenir acessos não autorizados.

Abril será dedicado a orientações para evitar o vazamento de dados. Já em maio, a campanha abordará as estratégias utilizadas por criminosos para obter informações sensíveis, como senhas e dados bancários. “Ofertas milagrosas muitas vezes escondem fraudes”, alerta Duarte.

O encerramento da campanha, em junho, tratará de códigos maliciosos, como vírus, que têm o intuito de infectar dispositivos e causar danos ou crimes.

 

Acesso seguro

Especialista alerta sobre a importância de senhas seguras e práticas de autenticação robustas

Em janeiro, a campanha de segurança da informação trouxe importantes recomendações para garantir a proteção de serviços, dispositivos e redes sociais. A seguir, confira 10 orientações essenciais para tornar sua autenticação mais segura:

  1. Utilize senhas aleatórias, com pelo menos dez caracteres, combinando números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas.

  2. Evite usar palavras presentes em dicionários, datas, ou nomes de pessoas, mesmo que de outro idioma.

  3. Nunca compartilhe suas senhas com outras pessoas.

  4. Troque suas senhas periodicamente e sempre que suspeitar de um possível vazamento.

  5. Não anote suas senhas em papéis ou em documentos não criptografados no computador.

  6. Evite salvar suas senhas em navegadores ou aplicativos.

  7. Sempre que possível, ative a autenticação multifator para uma camada adicional de segurança.

  8. Não altere sua senha por meio de links recebidos por e-mail ou aplicativos sem solicitação. A troca deve ser feita diretamente no site oficial.

  9. Se receber ligações ou e-mails suspeitos, consulte o site oficial do serviço ou fabricante para confirmar a autenticidade e verificar os canais oficiais de atendimento.

  10. Jamais envie suas senhas por e-mail, aplicativos de mensagens ou chamadas telefônicas.

 

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Cristiane Oliveira

Publicado por:

Cristiane Oliveira

Técnica em Administração e estudante do 7º período de Jornalismo na Uniasselvi.

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