Pedidos para uma sociedade mais justa, “para acabar a fome de quem mora na rua”; sonhos de uma família toda, “que eu possa dar uma casa para minha mãe e meu pai”; ou mesmo desenhos coloridos de criança, mostrando um Rio Paraibuna azul, rodeado de peixes, árvores e capivaras. A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) está recebendo até a próxima quinta-feira, 27, às 18h, os depoimentos com desejos dos vereadores, cidadãos e instituições, como escolas, para as próximas três décadas de Juiz de Fora na Cápsula do Tempo. A caixa será hermeticamente fechada em cerimônia simbólica nesta sexta-feira, 28, às 12h, em frente ao Palácio Barbosa Lima, para ser revisitada somente no aniversário de 200 anos da Câmara: 7 de abril de 2053.
A novidade do projeto é a possibilidade de participação pela internet, por meio de um formulário. “A proposta é possibilitar a participação de todos. Abrimos agora essa possibilidade a pedido de muitos juiz-foranos que não moram mais na cidade, e para que mais pessoas estejam nesses registros – que vão direto para o futuro”, destacou o presidente da Câmara, Zé Márcio-Garotinho (PV). A Casa está distribuindo na recepção do Palácio Barbosa Lima cartões físicos e padronizados para quem queira escrever de próprio punho as mensagens. Pela internet, o conteúdo será impresso e também depositado na Cápsula do Tempo. É importante o preenchimento de todos os campos para que a instituição possa acionar o participante em 2053, na abertura da cápsula.
Escolas estão enviando mensagens de alunos
Para escolas ou instituições representativas – como associações e sindicatos –, ainda é possível enviar um texto em folha A4 com uma redação ou desenho correspondente ao tema: “A Câmara Municipal de Juiz de Fora comemora em 2023 seus 170 anos. Que cidade você quer ver na comemoração de 200 anos da Câmara?”. O material deve ser entregue na sede da Casa Legislativa (Palácio Barbosa Lima – Rua Halfeld, 955, 3º andar). As dúvidas podem ser sanadas por meio do WhatsApp: (32) 98858-5005 (falar com Victor Carneiro).
Além das instituições de ensino, a Cápsula do Tempo também contará com a participação de entidades, imprensa, agentes políticos e influenciadores; nela serão inseridos ainda fotos, arquivos, ilustrações e outros textos com o objetivo de tornar viva a memória, daqui a 30 anos, do nosso cenário atual. O evento faz parte de uma série de festejos em comemoração pelos 170 anos da Casa Legislativa. Para acessar a programação completa, clique aqui.
Comentários: