A 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, com sede em Juiz de Fora, foi designada para integrar o Comando Conjunto REDENTOR, responsável pela segurança da 17ª Cúpula do BRICS, que acontece nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro.
O evento internacional reunirá líderes de 11 países e exige um amplo esquema de segurança coordenado pelo Ministério da Defesa, com apoio do Comando Militar do Leste. A Brigada de Montanha empregará cerca de 800 militares, com viaturas blindadas, equipamentos táticos e apoio logístico.
Nas últimas semanas, os batalhões da Brigada, distribuídos entre Juiz de Fora, Belo Horizonte, São João del-Rei, Santos Dumont e Petrópolis, intensificaram treinamentos específicos, como controle de distúrbios, patrulhamento ostensivo, defesa cibernética e atuação como força de reação rápida.
Leia Também:
Além da proteção de autoridades e delegações, a tropa atuará na escolta de comitivas, defesa de infraestruturas críticas, segurança de perímetros, hospedagens e áreas sensíveis. Também estão previstas ações de contraterrorismo e combate a ameaças com drones.
A atuação da Brigada de Montanha em grandes eventos não é novidade. A tropa já participou da segurança da Jornada Mundial da Juventude (2013), Copa do Mundo FIFA (2014), Jogos Olímpicos (2016) e da mais recente Operação G20, em 2024.
A fase final de preparação acontece na próxima semana, no Rio de Janeiro, com simulações e integração com outras forças.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais .