Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Domingo, 03 de Marco de 2024
rcwtv
rcwtv

Economia

Bares e restaurantes seguram os preços à espera do Carnaval

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro mostra uma desaceleração da inflação nos estabelecimentos do setor, apesar da alta nos custos de insumos.

Marcus Macedo
Por Marcus Macedo
Bares e restaurantes seguram os preços à espera do Carnaval
Freepik
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os bares e restaurantes seguraram os repasses de preços dos insumos em janeiro. De acordo com os dados do IPCA divulgados nesta quinta-feira (08), os estabelecimentos registraram uma inflação de 0,25%, enquanto a inflação da alimentação dentro do domicílio atingiu 1,81%. Esta diferença reflete os esforços dos empreendedores em evitar repassar integralmente os aumentos de preços aos consumidores.

Os alimentos e bebidas, principais insumos para bares e restaurantes, também apresentaram um aumento significativo, chegando a 1,53%, apontando para desafios adicionais enfrentados pelo setor. Pesquisa recente divulgada pela Abrasel já apontava que 49% dos empreendedores do setor não conseguiram reajustar os preços de seus produtos de acordo com a inflação.

“Vamos acompanhar o comportamento de perto, pois pode haver influência de sazonalidade no preço dos insumos, o que é comum. Mas é claro que preocupa esta diferença. A boa notícia é que com o aumento da inflação na alimentação dentro do domicílio, em termos relativos ficou mais barato para o consumidor comer fora de casa, na comparação com os preços praticados pelos supermercados”, afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.

Publicidade

Leia Também:

Os números da pesquisa da Abrasel indicam que, no mês de dezembro, 52% das empresas operaram sem lucro, com 18% registrando prejuízo e 34% conseguindo manter-se em equilíbrio financeiro. No entanto, o Carnaval traz boa expectativa. Quatro em cada cinco estabelecimentos (81%) pretendem abrir durante a folia. E, destes, 75% esperam faturar mais na comparação com o Carnaval do ano passado. A média esperada de aumento no faturamento é de 10% a 15% em relação a 2023.

Comentários:
Marcus Macedo

Publicado por:

Marcus Macedo

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )