Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Juiz de Fora

Arisb-MG divulga reajuste tarifário de 0,44% nas contas de água e esgoto a partir de abril

Diretor-presidente da Cesama afirma que aumento foi abaixo da inflação

Redação
Por Redação
Arisb-MG divulga reajuste tarifário de 0,44% nas contas de água e esgoto a partir de abril
Foto: Assessoria PJF
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta segunda-feira (1), a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) divulgou um reajuste linear de 0,44% nas contas de água e esgoto da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O anúncio foi feito no site da agência e passa a valer a partir de 1º de abril de 2021.

O diretor-presidente da Cesama, Júlio Teixeira, ressalta que o atual índice foi calculado e definido pela própria Arisb que, desde setembro de 2020, regula os serviços da Cesama. “Considerando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses, cerca de 4,5%, o reajuste apresentado foi significativamente inferior à inflação do período. Além disso, a partir deste ano, será adotado o reajuste linear nas contas de água e esgoto, diferente dos últimos anos, quando foram feitos reajustes médios, evitando oscilações no valor entre as diferentes categorias de usuários”, detalhou.

O cálculo do índice levou em consideração a reposição da inflação, as despesas e necessidades de investimentos da companhia, as compensações de projeções orçamentárias da empresa, além do trabalho desenvolvido anteriormente pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) que, até o último ano, era a responsável pela regulação na Cesama.

A resolução nº 145/2021, que autoriza o reajuste tarifário dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Cesama, bem como a nota técnica que detalha o cálculo, estão disponíveis no site da Arisb-MG.

A importância de uma agência reguladora

Cabe à Arisb-MG definir o reajuste anual das tarifas de água e esgoto, estabelecendo valores que sejam justos, tanto para o usuário quanto para a Cesama. Além disso, a cada quatro anos ela atua no processo de revisão tarifária, definindo ações estratégicas para a companhia. A última revisão ocorreu em janeiro de 2020, ainda sob a definição da Arsae-MG, e se estenderá até 2024. Além de ter poder fiscalizador, uma agência reguladora estabelece normas, padrões e metas para a adequada prestação dos serviços de água e esgoto e a satisfação dos usuários.

Leia a Resolução:
Leia a Nota:

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

FONTE/CRÉDITOS: Fonte: Assessoria PJF
Comentários:
Redação

Publicado por:

Redação

Portal de notícias criado em novembro de 2020 para informar a população sobre acontecimentos da cidade de Juiz de Fora e região.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )