O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) iniciou, nesta terça-feira (17/9), uma capacitação on-line gratuita sobre agricultura regenerativa com foco na cafeicultura, que atraiu 1.024 inscritos de todo o estado. O curso, que busca incentivar práticas sustentáveis na produção de café, superou em mais do que o dobro o número de interessados na última edição, realizada em 2023.
Produtores rurais e profissionais de assistência técnica de 261 municípios mineiros, com destaque para o Sul de Minas, Zona da Mata e Alto Paranaíba, participam da formação. O objetivo é promover a agricultura regenerativa e descarbonizante, visando fortalecer a competitividade do agronegócio no estado e garantir práticas mais sustentáveis no setor.
Durante a aula inaugural, o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, reforçou o compromisso do banco em apoiar investimentos na agricultura sustentável. "Produzir e comercializar alimentos no contexto da crise climática é um grande desafio, e as tecnologias da agricultura tropical regenerativa são fundamentais para enfrentar essa realidade", afirmou.
O curso, que é fruto de uma parceria com a Embrapa Cerrados e o Grupo de Agricultura Sustentável (Gaas), terá sete módulos abordando temas como bioinsumos, manejo biológico de pragas e doenças, uso de remineralizadores do solo, além de dias de campo em três regiões de Minas. Projetos de transição para a cafeicultura regenerativa também receberão mentoria especializada.
Além da capacitação, o BDMG oferece linhas de crédito com condições atrativas para a estruturação da fertilidade do solo e implantação de biofábricas, biodigestores e sistemas de compostagem. Mais informações estão disponíveis no site do banco.
A capacitação se encerra em novembro, e os participantes receberão certificado ao final do curso.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
Comentários: