RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024
Publicidade

Economia

Agricultores mineiros afetados pela seca têm oportunidade de renegociar dívidas

Medida do Governo de Minas e do Banco do Brasil visa apoiar a recuperação do setor agrícola em tempos difíceis

Talita Camargos
Por Talita Camargos
/ 61 acessos
Agricultores mineiros afetados pela seca têm oportunidade de renegociar dívidas
Diego Vargas/Seapa
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em um momento desafiador para os produtores rurais de Minas Gerais, que enfrentam os efeitos da seca severa, uma boa notícia chega para aliviar a carga das dívidas agrícolas. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) anunciou que, em parceria com o Banco do Brasil, os agricultores poderão renegociar suas dívidas com condições especiais.

Bruno Machado, gerente de Agronegócios do Banco do Brasil em Minas, garantiu que a instituição está pronta para ajudar. “Os contratos de custeio e as parcelas que vencerem ainda este ano poderão ser revistos, assegurando que nossos agricultores continuem tendo acesso a linhas de crédito, independentemente de seu porte, seja pequeno, médio ou grande”, afirmou.

Para obter essas condições, os produtores são orientados a visitar uma agência do Banco do Brasil, onde poderão esclarecer suas dúvidas e encontrar soluções personalizadas para suas necessidades.

Publicidade

Leia Também:

O secretário Thales Fernandes ressaltou a importância dessa ação. “Essa parceria mostra a força que o agro mineiro tem e a importância das linhas de financiamento para impulsionar a nossa agropecuária, para que ela continue a gerar renda, emprego e alavancando Minas Gerais. São oportunidades para que o produtor rural se mantenha no negócio e se fortaleça cada vez mais”, destacou.

Garantia Safra e Ações de Prevenção

Além da renegociação de dívidas, o Programa Garantia-Safra também se apresenta como uma alternativa para os que foram impactados pela estiagem. Neste ano, o Governo de Minas investiu cerca de R$ 5,7 milhões no fundo do programa, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Isso resultou em 40 mil agricultores beneficiados, um crescimento de 11% no número de inscritos.

Os agricultores que comprovarem perdas superiores a 50% em suas culturas devido à seca ou chuvas excessivas têm direito a um benefício anual de R$ 1,2 mil. Este programa é destinado a aqueles que residem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) também está na linha de frente, oferecendo apoio e ensinando técnicas de conservação de água e solo. As dicas incluem o uso de plantas de cobertura para aumentar a infiltração de água e a construção de barraginhas para captação. Outras práticas eficazes são o terraceamento e o cercamento de nascentes, que ajudam a manter os recursos hídricos e promover a recuperação das matas ciliares.

 

 

 

Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.

 

#Agronegócio #MinasGerais #RenegociaçãoDeDívidas #GarantiaSafra #Sustentabilidade #Agricultura #CréditoAgrícola #Seca #EmaterMG

Comentários:
Talita Camargos

Publicado por:

Talita Camargos

Estudante de Jornalismo da Uniasselvi.

Saiba Mais
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )