Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 24 de Fevereiro de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Esporte

5 mulheres notáveis no mundo dos esportes

Conheça as Histórias Inspiradoras de Mulheres que Desafiaram Barreiras no Universo Esportivo

Rodrigo Jesus
Por Rodrigo Jesus
5 mulheres notáveis no mundo dos esportes
Reprodução / Internet
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

No fascinante universo esportivo, o talento, a determinação e a paixão transcendem as barreiras de gênero. No entanto, ao longo da história, as mulheres tiveram de travar verdadeiras batalhas para conquistar seu espaço e o respeito de outros atletas, dirigentes, patrocinadores e do público. Nessa trajetória, muitos nomes do esporte feminino obtiveram feitos notáveis que inspiraram gerações e marcaram época.

Dentre elas, cinco grandes estrelas foram fundamentais não apenas para elevar o nível de competição e trazer mais visibilidade para as mulheres, como também quebraram importantes barreiras de preconceito, desigualdade e injustiças. Hoje, além de verdadeiras campeãs, são símbolos de resistência, superação e talento.

Publicidade

Leia Também:

Cathy Hulbert

Também conhecida como “Cat” Hulbert, a norte-americana foi um dos grandes nomes da história dos jogos de mesa. Ela foi considerada uma das melhores jogadoras do mundo na variante 7 Card Stud, do poker, e compôs a equipe de blackjack da República Tcheca (então Tchecoslováquia), na qual foi companheira do lendário Ken Uston, famoso por popularizar o conceito da prática coletiva do “21”.

Muito antes da chegada e consolidação da internet e das plataformas online, que hoje permitem aos usuários aprender e disputar partidas a qualquer momento e de onde estiverem, Cathy foi uma referência nas modalidades de cartas e deu aulas para mulheres, ajudando a popularizar a atividade no universo feminino. Não à toa, sua representatividade lhe garantiu um lugar na prestigiada lista das 100 mulheres da BBC, em 2016.

Billie Jean King

Considerada uma das melhores tenistas e mais importantes atletas de todos os tempos, a também estadunidense fez história dentro e fora das quadras. Mais do que os seus 12 títulos de Grand Slam nas simples, outros 16 nas duplas femininas e 11 nas mistas, além de ter sido número 1 do mundo em ambos os rankings (individual e dupla), Billie Jean King foi uma grande ativista quanto aos direitos das mulheres no esporte.

Sua luta motivou outras jogadoras da elite do tênis e, juntas, ajudaram a formar o que é hoje a Associação Feminina de Tênis (WTA, na sigla em inglês). Em 1973, BJK aceitou o desafio do ex-campeão de Wimbledon Bobby Riggs para uma partida que ficou conhecida como a Batalha dos Sexos. A vitória de King foi um marco na modalidade e se tornou filme em 2017. Dentre várias honrarias, ela hoje dá nome ao complexo onde é disputado o US Open, em Nova York.

Marta

No Brasil, um dos nomes mais importantes do esporte nacional é o da camisa 10, eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo. Considerada a Rainha das quatro linhas, Marta coleciona títulos por diversos clubes, dentro e fora do país, dentre eles a Liga dos Campeões da Europa de 2003/04 pelo Umea IK, da Suécia, e da Copa Libertadores da América de 2009 pelo Santos.

Já vestindo o uniforme da Seleção Brasileira, a atleta disputou seis Copas do Mundo (vice em 2007) e cinco edições dos Jogos Olímpicos (prata em Atenas-2004 e Pequim-2008), além de ter sido bicampeã Pan-Americana em Santo Domingo-2003 e no Rio-2007. Maior artilheira da história dos Mundiais, entre homens e mulheres, com 17 gols, Marta disputou sua última Copa em 2023, na competição realizada na Austrália e Nova Zelândia, aos 37 anos de idade.

Edurne Pasaban

Saindo das quadras e campos e indo para as alturas, a espanhola Edurne Pasaban é um ícone do alpinismo mundial e uma referência para todas as mulheres. Nascida em Tolosa, na província de Guipúzcoa, no País Basco, ela se tornou a primeira mulher e a 21ª pessoa a completar a escalada dos 14 picos de mais de oito mil metros do planeta. O feito foi obtido em 17 de maio de 2010, aos 36 anos de idade, quando tocou o cume do Shisha Pangma, no Tibete.

 

Curiosamente, ela deixou por último a montanha mais baixa da lista, enquanto a primeira foi justamente a mais alta, o Monte Everest, nove anos antes, em 23 de maio de 2001. Depois dela, a austríaca Gerlinde Kaltenbrunner e a italiana Níveis Leroy foram outras duas alpinistas a subirem os 14 picos mais altos do planeta, em 2011 e 2017, respectivamente.

Maria Lenk

Para fechar a lista, outra brasileira. Primeira atleta sul-americana a participar dos Jogos Olímpicos, na edição de Los Angeles-1932, quando tinha apenas 17 anos, Maria Lenk foi a precursora do nado borboleta, incorporando o estilo durante uma prova de peito na Olimpíada de Berlim-1936. Dentre seus principais feitos, foi a primeira nadadora do país a estabelecer recordes mundiais, nas disputas dos 400m e 200m peito, esta última batendo inclusive a marca masculina.

Suas façanhas lhe renderam a honra de se tornar a primeira brasileira a entrar para o Swimming Hall of Fame, da Federação Internacional de Natação, em 1988. Hoje, ela dá nome ao Parque Aquático que compõem o Centro Olímpico do Rio de Janeiro e foi nomeada Patrona da Natação Brasileira em 2022.


Essas cinco mulheres notáveis no mundo dos esportes são exemplos de superação, talento e dedicação, e suas conquistas inspiram gerações a quebrar barreiras e alcançar o sucesso no esporte.


Mantenha seus amigos informados... Compartilhe esta matéria!

Acesse o nosso site e receba notícias da RCWTV no Whatsapp. Participe do nosso grupo e fique por dentro das principais notícias que movimentam o nosso site!

Curta e siga nossas redes sociais

#noticiasdejuizdefora, #juizdefora, #rcwtv, #noticiasminasgerais, #pjf, #notíciasemjuizdefora, #notíciasemminasgerais, #noticiasmg

Comentários:
Rodrigo Jesus

Publicado por:

Rodrigo Jesus

Estudante de Jornalismo e Fotógrafo. Formado em Designer. 📷🖋️

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )