Anúncios Airlitgh

RCWTV - Sua fonte de notícias de Juiz de Fora e região.

Sabado, 15 de Junho de 2024
https://rezato.com.br/
https://rezato.com.br/

Região

326 mil produtores rurais de Minas já foram prejudicados pela seca

Segundo levantamento da Emater-MG, abastecimento de água está comprometido em 78,4% das propriedades rurais

Patrick Coelho
Por Patrick Coelho
/ 116 acessos
326 mil produtores rurais de Minas já foram prejudicados pela seca
Imagem: Emater-MG / Divulgação
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Um recente levantamento realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) revelou que a severa estiagem que assola as regiões Norte, Noroeste e Nordeste do estado já causou prejuízos a 326 mil produtores rurais. O estudo, conduzido em 241 municípios entre outubro e dezembro deste ano, destaca a significativa interferência da seca, comprometendo o abastecimento de água em 78,4% das propriedades rurais, afetando tanto o consumo humano quanto o dos rebanhos.

 

A área de grãos atingida totaliza 92 mil hectares, predominantemente de milho, feijão e soja. A Emater-MG estima que 91,3% das lavouras deixaram de receber irrigação, e cerca de 71% do que foi semeado precisará ser replantado, caso ocorram chuvas suficientes nas próximas semanas.

Leia Também:

 

No setor pecuário, o levantamento aponta que em 56,4% das propriedades o estoque de alimentos para o gado, como cana, silagem e capineira, está esgotado, e 27,8% possuem estoques suficientes para apenas 15 dias. Apenas 15,8% das propriedades têm alimento suficiente para os animais durante 30 dias. Além disso, a produção de alimento para os animais no próximo ano está comprometida em 95,9% das propriedades, enquanto a oferta de pastagem é insuficiente para atender às necessidades do rebanho em 85,9% dos estabelecimentos.

 

Para os produtores afetados que adquiriram crédito de custeio com seguro, como o Proagro, a Emater-MG recomenda a comunicação de perdas às instituições financeiras para avaliação e levantamento das perdas no campo. Já aqueles que possuem operações de crédito sem seguro ou de investimento contratado devem solicitar a elaboração do Laudo Técnico de Prorrogação de Dívida no escritório da Emater-MG para negociar pagamentos junto às instituições financeiras.

 

Outra medida de auxílio aos pequenos produtores é o Garantia-Safra, destinado a agricultores familiares que sofreram perdas significativas devido à estiagem. A iniciativa, em parceria com os governos estaduais, prefeituras municipais e agricultores familiares, visa amenizar os impactos da seca. Na safra 2023/2024, mais de 44 mil agricultores de 110 municípios já estão inscritos no programa, com o Estado alocando mais de R$ 5,1 milhões para beneficiar os inscritos, que recebem uma parcela única de R$ 1,2 mil.

 

A Emater-MG ressalta a importância de investir em técnicas de mitigação para reduzir os efeitos da estiagem a médio e longo prazo. Recomendações e informações sobre práticas conservacionistas podem ser obtidas nos escritórios da Emater-MG e na Livraria Virtual do site da empresa.

 

Gostou da matéria? Compartilhe com os familiares e amigos!

 

Receba notícias da RCWTV no WhatsApp!

Fique atualizado com as principais notícias que movem nosso site! Clique aqui e participe do nosso grupo!

 

Comentários:
Patrick Coelho

Publicado por:

Patrick Coelho

Estudante de Jornalismo.

Saiba Mais
rcwtv
rcwtv

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )