Nos dias 25 e 26 de setembro, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se tornou um ponto de apoio para a comunidade colombiana e outros cidadãos latino-americanos ao receber o consulado móvel da Colômbia. Instalado na Diretoria de Relações Internacionais (DRI), o consulado atendeu cerca de 40 pessoas, entre colombianos, panamenhos e brasileiros, proporcionando um serviço inédito na Universidade.
Essa ação tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços consulares, especialmente em uma região onde não existem repartições consulares colombianas. O cônsul adjunto da Colômbia em São Paulo, Fabian Aponte, destacou a importância do consulado móvel para atender a crescente população de estudantes colombianos em Juiz de Fora. “Temos um grande número de universitários aqui, e eles precisam de assistência para questões de documentação”, explicou Aponte, ressaltando que a unidade mais próxima do consulado fica em São Paulo.
Os serviços oferecidos incluíram a emissão de registro consular, passaportes, autorização para saída de menores do território colombiano e vistos de trabalho para brasileiros que desejam atuar na Colômbia. O panamenho Yony Gomes Arcia, que viajou de Nova Lima para aproveitar o serviço, ficou satisfeito com a agilidade do atendimento: “Foi muito rápido. Valeu a pena a viagem de Nova Lima até aqui”, comemorou, após obter autorização para que seu filho, residente na Colômbia, viaje para os Estados Unidos.
Outro usuário do consulado, o colombiano Luis Valencia Rodrigues, morador de Juiz de Fora, aproveitou a oportunidade para solicitar seu documento de identidade de estrangeiro e renovar o passaporte. Ele elogiou a clareza das explicações recebidas sobre imigração e documentação. Com planos de se tornar piloto de avião, Luis pretende aprimorar seus conhecimentos em português e em outro idioma.
Após o atendimento, o diretor de Relações Internacionais da UFJF, Alexandre Cadilhe, reuniu-se com o cônsul Aponte. O encontro teve como pauta o fortalecimento das relações da UFJF com países da América Latina e do Sul Global. A Universidade já conta com alunos colombianos na graduação e na pós-graduação, além de parcerias com pesquisadores da Colômbia.
“Estamos percebendo um aumento significativo da presença latino-americana em Juiz de Fora e na Zona da Mata. Oferecer esse espaço para ações consulares reforça nosso compromisso com as relações internacionais de forma ampliada”, afirmou Cadilhe.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.