Com a assinatura de um novo acordo, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) passou a integrar a Liga de Universidades do Brasil, Rússia e Belarus. A iniciativa, impulsionada pelo BRICS, visa fortalecer a troca de conhecimento e experiências entre as instituições de ensino superior dos três países. A cerimônia de adesão ocorreu em Moscou, durante o Fórum de Reitores do Brics e do Fórum de Reitores Brasil-Rússia-Belarus. A adesão à liga foi oficializada pelo vice-reitor Telmo Ronzani durante viagem a Moscou, em outubro.
A instituição de ensino juiz-forana se junta a cerca de 20 universidades brasileiras e 40 russas e bielorrussas nessa importante rede de colaboração internacional. Com a adesão à liga, a UFJF vislumbra novas oportunidades de colaboração, como a realização de pesquisas conjuntas, a promoção de intercâmbios de estudantes e professores, e o desenvolvimento de programas de pós-graduação em conjunto. Além disso, a universidade poderá participar de projetos de grande escala, que envolvem diversas instituições e áreas do conhecimento.
A delegação brasileira que esteve em Moscou para a assinatura do acordo foi a maior já organizada por instituições de ensino superior brasileiras no país europeu. Além da UFJF, participaram representantes das universidades federais de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (Ufop), de Itajubá (Unifei), do Rio de Janeiro (UFRJ), do Espírito Santo (Ufes), de Brasília (UnB), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Rio Grande (Furg), de Santa Catarina (UFSC), do Pará (UFPA), do Rio Grande do Norte (UFRN), do Oeste da Bahia (Ufob), do ABC (UFABC), do Norte do Tocantins (UFNT), do Sul da Bahia (UFSB), das estaduais de Campinas (Unicamp), Paulista (Unesp) e de Santa Catarina (Udesc).
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.