É uma graduação presencial, voltada para pessoas já licenciadas, principalmente, docentes da rede pública de educação básica. As atividades serão realizadas no turno da noite com início previsto ainda para o segundo semestre letivo de 2024.
A licenciatura estará vinculada à Faculdade de Educação da UFJF e faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).
São oferecidas 50 vagas; as inscrições são gratuitas e vão de 17 de setembro a 1° de outubro de 2024 no site do Copese. Para participar, os candidatos devem ter o currículo cadastrado na Plataforma Freire, ter manifestado interesse em um dos cursos de licenciatura disponibilizados na Plataforma e ter participação aprovada pela Secretaria de Educação em que está vinculado, este último critério aplicado no caso de professores que atuam na rede pública de educação básica.a a possibilidade de bolsas para indígenas, pardos, pretos, quilombolas, populações do campo, pessoas surdas e do público-alvo da educação especial (Foto: Carolina de Paula
As vagas foram divididas em duas categorias: 35 delas são destinadas a professores da rede pública da educação básica e/ou das redes de formação por alternância que já atuem com educação inclusiva, sem possuir formação adequada na área. As outras 15 vagas serão destinadas ao público em geral – ou seja, pessoas com licenciatura mas que não estão atualmente vinculadas à rede pública de educação básica. As vagas foram distribuídas, dentro de cada categoria, levando em conta o sistema de cotas da instituição.
A seleção será feita pelos seguintes critérios: tempo de serviço comprovado na educação básica; tempo de serviço comprovado no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e tempo transcorrido desde a data da primeira licenciatura, comprovado pela emissão de diploma acadêmico.
A divulgação do resultado final da seleção acontece em 22 de outubro. Todas as informações referentes ao processo serão disponibilizadas no site da Copese.
A coordenadora do curso, professora da Faculdade de Educação Mylene Cristina Santiago, destacou a importância da graduação para a comunidade juiz-forana. “A oferta desse curso é muito representativa para a UFJF e para as escolas públicas de Juiz de Fora e região, pois a demanda de formação docente para a temática da educação especial e inclusiva é urgente, visto que a evolução do número de matrículas de estudantes da educação especial tem sido crescente nos últimos anos em todas as etapas – educação infantil, ensino fundamental, médio e superior – e modalidades da educação.”
Ainda segundo a coordenadora, a formação continuada na área de educação inclusiva, para professores e gestores escolares, está prevista na legislação e no Plano Nacional de Educação. “Outro aspecto que merece ser destacado é a previsão de recebimento de bolsas de estudos para estudantes indígenas, pardos, pretos, quilombolas e das populações do campo, assim como pessoas surdas e do público-alvo da educação especial, matriculados em cursos do Parfor Equidade”.
O Programa é mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), numa ação junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC).
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