Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 24 de Abril 2026
Covid-19

Toque de recolher é suspenso até quarta-feira em todo o Estado de Minas

Acordo foi referendado na tarde desta segunda-feira (5) pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o governo do Estado

Redação RCWTV
Por Redação RCWTV
Toque de recolher é suspenso até quarta-feira em todo o Estado de Minas
O Tempo
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em acordo referendado na tarde desta segunda-feira (5) pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o governo do Estado, dois dos pontos-chave da Onda Roxa do Minas Consciente, programa de combate à Covid-19, foram suspensos até a próxima quarta-feira (7). São eles o toque de recolher, que estava previsto entre as 20h e 5h, e a proibição de encontros entre pessoas que não moram na mesma casa. 

A medida foi tomada após uma ação movida pelo deputado estadual Bruno Engler (PRTB). Em entrevista a O TEMPO, o parlamentar afirmou que identificou "uma inconstitucionalidade flagrante" nas medidas de contenção de circulação.

"O domicílio é inviolável. Ingressamos com uma ação popular, que foi rejeitada em primeira instância, e, na segunda, conseguimos fazer um acordo. O Mateus Simões propôs uma solução, afirmou que o governador estava de acordo com nossa demanda, de suspender o toque de recolher até quarta-feira, quando vai haver a reunião do comitê (de enfrentamento à Covid-19). Ele disse que será passado para o comitê a ideia de manter o que for combinado. Se o comitê mantiver o que foi acordado, a ação perde o objeto e seguimos sem essas violações constitucionais. Caso ocorra uma reviravolta, voltaremos ao judiciário. Depende da ação do comitê", relata.

Publicidade

Leia Também:

"A minha expectativa é de que o comitê mantenha (o acordo). O governador já deu o aval. Está muito confiante. Só não nos deu a certeza", concluiu Engler. A reunião em que foi determinado o acordo ocorreu entre 15h e 16h, e Romeu Zema não estava presente. O secretário-Geral do governo, Mateus Simões (Novo), representou o Executivo. 

Mais cedo, na hora do almoço, houve uma reunião de Gilson Lemos, presidente do Tribunal, com a alta cúpula do governo, na qual, além do governador, participaram o secretário-Geral, Mateus Simões, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, e o desembargador José Arthur Filho, superintendente administrativo adjunto do TJMG.

Procurado, o governo de Minas e o secretário-Geral não responderam à reportagem por ora. Quando isso ocorrer, o texto será atualizado.

FONTE/CRÉDITOS: O Tempo
Redação RCWTV

Publicado por:

Redação RCWTV

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp RCWTV
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR