Cerca de 70 alunos das turmas de capoeira do Programa Gente em Primeiro Lugar, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), participarão da mostra de processo do espetáculo intitulado "O Gente Canta Capoeira". O evento será realizado na próxima quinta-feira, 25 de maio, às 18h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, localizado na Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião, no Centro da cidade. Com entrada franca, os convites serão distribuídos antecipadamente no Centro Cultural Dnar Rocha, situado na Rua Mariano Procópio 973, em frente ao Parque do Museu Mariano Procópio, das 9h às 16h.
"O Gente Canta Capoeira" é um processo artístico em que os articuladores culturais do programa apresentam seu cotidiano junto aos alunos de capoeira, explorando as expressões musicais do maculelê, da puxada de rede, dos instrumentos e das cantigas tradicionais da prática. Através dessa musicalidade, o programa busca ressaltar a importância da capoeira como uma poderosa ferramenta de transformação.
Fernando Valério, coordenador-geral do Gente em Primeiro Lugar, ressalta que a construção desse processo de aprendizagem já é um espetáculo por si só, ao trazer a linguagem da capoeira para o palco de um teatro, espaço geralmente ocupado pelas artes cênicas. Valério também destaca a importância de utilizar o teatro municipal para transmitir saberes e práticas culturais do povo.
Os alunos participantes do espetáculo são provenientes das turmas mantidas pelo Gente em Primeiro Lugar nos bairros Santa Maria e Retiro, além dos alunos do Centro Cultural Dnar Rocha. A equipe responsável pela preparação inclui o Mestre Giovane, o Articulador Pedro, o Instrutor Fabinho e o Professor Soldado, todos supervisionados pelo Mestre Kiko.
O Programa Gente em Primeiro Lugar é gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e executado por meio da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac).