O surfe, um dos esportes mais populares no Brasil, tem sido cada vez mais dominado por mulheres que ganham destaque nas ondas e conquistam pódios ao redor do mundo. Um exemplo marcante é a brasileira Tatiana Weston-Webb, que brilhou nas últimas Olimpíadas ao garantir a medalha de prata e agora serve de inspiração para uma nova geração de surfistas. Florianópolis, conhecida por suas mais de 40 praias e excelentes “picos” de surfe, foi escolhida como palco da 2ª edição da Surf Trip Feminina do Grupo Esmalte e Parafina. Para quem não conhece, uma surf trip é uma viagem voltada exclusivamente para a prática do surfe, que combina esporte e turismo. O evento, patrocinado pela renomada construtora J.A. Russi, será realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, na Barra da Lagoa, e deve reunir cerca de 20 atletas de todo o Brasil. As inscrições, no valor de R$ 380, podem ser feitas pelo telefone (47) 99619-1533.
"Investir no esporte é investir no futuro. O surfe, em especial, tem um papel fundamental na formação de jovens e na inclusão social. Quando uma empresa apoia iniciativas como a Surf Trip Feminina, estamos não apenas promovendo a prática esportiva, mas também incentivando o desenvolvimento de valores como disciplina, perseverança e respeito ao meio ambiente. O esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social e, por isso, acreditamos que ele deve ser apoiado e valorizado por todos", comenta Suzana de Fátima Russi Chiamenti, presidente da J.A. Russi.
Além de dois dias de surfe com equipamentos como prancha, leash e roupa de borracha, a surf trip inclui duas diárias no Hostel Sea Wolf com café da manhã, sandboard nas dunas da Lagoa e um jantar no sábado à noite.
"O incentivo ao surfe feminino é fundamental para promover a igualdade de oportunidades no esporte. A 2ª Surf Trip do Grupo Esmalte e Parafina prova que as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço nas ondas e se destacado. Santa Catarina é o local ideal para receber esse evento, pois oferece condições perfeitas para todas as esportistas, desde as iniciantes até as mais experientes. Nosso objetivo é fortalecer essa comunidade, criando um ambiente acolhedor e inspirador para que mais mulheres se sintam motivadas a surfar e explorar todo o seu potencial nas ondas", comenta Rubya Lorenz Celidonio, idealizadora do evento que hoje conta com uma equipe composta por outras oito mulheres.