Seguindo com o trabalho diário de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), realiza entre os dias 12 e 16 de maio rotas de visitas e vistorias a residências e lotes em diversos bairros do município. As atividades acontecem semanalmente, conforme cronograma definido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS).
A PJF solicita o apoio dos moradores na abertura de suas residências para que os profissionais possam realizar o trabalho de tratamento focal. Todos os servidores estarão identificados e uniformizados.
Rota dos agentes nesta semana (12/5 a 16/5)
Região Sul
São Geraldo
Renascer
Previdenciários
Região Leste
Alto Grajaú
Região Sudeste
Retiro
Vila Olavo Costa
Cidade Alta (Região Oeste)
Santos Dumont
Marilândia
Região Nordeste
Parque Independência
Bandeirantes
Região Norte
Cidade do Sol
Amazônia
Bairro Industrial
Região Central
Centro
Orientações
No decorrer da visita, sempre acompanhado pelo responsável do imóvel, o ACE deve orientar e avaliar as situações de risco, remanejando e/ou eliminando os recipientes que possam acumular água e/ou que não tenham utilidade. O agente deverá tratar corretamente com larvicida aqueles recipientes que não puderem ser eliminados. As visitas são feitas na parte externa e interna das residências.
Neste momento, quando a circulação da dengue diminui, é muito importante receber os agentes para evitar que tenhamos crescimento de casos durante o período propício para a reprodução do mosquito. É importante que os moradores fiquem atentos às orientações dos agentes e os recebam, visto que a maioria dos focos estão dentro das casas.
Para ajudar nos trabalhos, a PJF deixa algumas dicas:
-
Sempre verifique os ralos e cisterna, bromélias, plantas aquáticas e troncos de árvores no jardim;
-
Retire os pratinhos das plantas, tampe os tambores com água de chuva;
-
Verifique também os banheiros em desuso, as caixas d’água e inspecione o quintal;
-
Descarte o seu lixo corretamente;
-
Mantenha a piscina sempre tratada, mesmo se estiver em desuso.
Ferramenta de denúncias
Além de participar ativamente na prevenção contra as arboviroses, a população pode ajudar com denúncias anônimas sobre focos do Aedes aegypti em Juiz de Fora e região. O sistema JF Contra o Aedes: Orientação e Prevenção recebe denúncias de locais de criadouros do mosquito e tem como finalidade mapear as informações das doenças causadas pelo mosquito: dengue, zika, febre amarela e chikungunya. A plataforma roda em todas as plataformas: smartphones, tablets, notebooks e computadores e pode ser acessada em qualquer navegador.
A população também pode auxiliar no combate por meio de denúncias de possíveis focos através do WhatsApp, pelo número (32) 98432-4608, ou pelo e-mail [email protected]. Denúncias podem ser feitas, ainda, em qualquer um dos 11 postos do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga) espalhados pelo município.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV que tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
rcwtv , noticias de juiz de fora, noticias em juiz de fora, #rcwtv, #noticiasdejuizdefora , #jf, #juizdefora, #noticiasemjuizdefora, minas gerais, #minasgerais.
Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A RCWTV reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da RCWTV levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.
