A equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (SENAI-MG) fez história na WorldSkills 2024, realizada de 10 a 15 de setembro em Lyon, França, conquistando duas medalhas: uma de prata e outra de bronze. Com a participação de 13 ex-alunos e trainees em 11 ocupações, o evento destacou o talento mineiro na maior competição de educação profissional do mundo.
Victor Rodrigo de Freitas Ferreira, ex-aluno da unidade em Visconde do Rio Branco, levou para casa a medalha de prata na ocupação #59, Tecnologia em Design Industrial. “Foi difícil demais, nunca pensei que pudesse vencer os asiáticos. Tem oito anos que comecei na Olimpíada, passei por várias áreas diferentes e, para mim, era um sonho estar aqui. E hoje poder estar pegando a medalha de prata aqui na WorldSkills é gratificante demais,” afirmou Victor, que começou sua jornada no SENAI-MG com o curso de Aprendizagem em Manutenção Mecânica Industrial e posteriormente se formou em Técnico em Eletromecânica.
João Luiz Diniz Carvalho conquistou a medalha de bronze na modalidade #01 Mecânica Industrial
Além dos medalhistas, outros seis mineiros receberam medalhas de excelência por seu desempenho na competição, incluindo Matheus Palha De Barros (Manufatura Aditiva) e Letícia Possidônea Eliezer (Tecnologia da Moda), entre outros.
Flaudilênio Eduardo Lima, coordenador do projeto WorldSkills em Minas Gerais, ressaltou o sucesso da equipe: “Foi uma participação inesquecível e o Brasil, mais uma vez, representou muito bem nosso trabalho e a educação profissionalizante. Trouxemos medalhas em sete das 11 ocupações em que participamos.”
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, acompanhou a equipe e discursou na cerimônia de encerramento do evento, representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Com a participação do Brasil na 47ª WorldSkills, o país conquistou oito medalhas, sendo uma de ouro, quatro de prata e três de bronze, além de 27 medalhas de excelência. A competição, que ocorre a cada dois anos, reuniu 1.400 competidores de 69 países, com a delegação brasileira composta por 64 alunos e ex-alunos do SENAI e SENAC, disputando 56 das 59 modalidades.
A WorldSkills, criada em 1950, é uma plataforma vital para preparar jovens para as novas demandas do mercado de trabalho, atualizando constantemente as ocupações e as provas da competição.
Decisões seguras começam com informações confiáveis, por isso, escolha a RCWTV tem o compromisso de mantê-lo atualizado com tudo o que acontece em sua região e no cenário global. Não perca nenhuma novidade importante! Junte-se ao nosso grupo de WhatsApp e receba as últimas notícias de juiz de fora diretamente no seu celular. Clique para mais detalhes e atualizações contínuas, ou visite nosso site www.rcwtv.com.br.
Comentários: