A Secretaria de Educação (SE) realizou na quarta-feira, 3, de forma remota, a primeira reunião do ano letivo de 2021 com diretoras(es) e vice-diretoras(es) de escolas municipais e coordenadoras de creches parceiras da Prefeitura.
Neste ano, em que se comemora o centenário de nascimento de Paulo Freire, o professor Cristiano Fernandes, da “Caravana de Histórias” (grupo formado por professoras e professores da rede municipal de educação), abriu a reunião homenageando o patrono da educação brasileira com um diálogo poético com dialética popular, em um momento denominado “Tira-gosto Freiriano”.
Destacando uma experiência desenvolvida em 2020 com professores de diversas cidades brasileiras, a Secretária de Educação, Nádia Ribas, indicou a importância de que a rede municipal de educação possa apresentar as suas narrativas, anunciando à cidade o trabalho desenvolvido nas creches e escolas municipais.
“Há trabalhos fantásticos em nossa rede, envolvendo dança, uso de plataforma, fotos, vídeos, jornal virtual, entre outros lindos exemplos. A cidade tem que conhecer, saber tudo o que é feito nas creches e escolas”, ressaltou.
A Secretária também abordou com as lideranças o cuidado e o respeito que devem permear todo o trabalho desenvolvido no âmbito da SE. Com base nesses pressupostos, a subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais, Graciele Mattos, apresentou os fundamentos da proposta de trabalho para a rede municipal de educação, cujo mote é “Anunciar: tempo de cuidar, aprender e transformar”.
“Anunciar exige pensarmos diariamente a nossa prática. A educação é ato de amor e coragem, sustentada no diálogo, na discussão, no debate. O nosso desejo é trilhar uma prática dialética, que não fique somente na denúncia, mas que consigamos fazer o anúncio dos sonhos possíveis”, explicou.
Ao longo da reunião, foram compartilhadas também com as lideranças das creches e das escolas informações das diversas ações realizadas na SE nos dois primeiros meses da atual gestão, o cronograma de reuniões, o calendário escolar de 2021 e o encaminhamento da proposta curricular para o ano letivo.
O encontro foi realizado no espaço do novo canal da SE no YouTube, inaugurado na véspera com uma atividade de formação para os profissionais das creches parceiras da Prefeitura.
FONTE/CRÉDITOS: Fonte: Assessoria PJF