O projeto "Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz", desenvolvido pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e a Guarda Municipal de Juiz de Fora, tem se destacado como uma importante iniciativa para promover a cultura de paz e fortalecer os laços entre escola e comunidade. Recentemente, o projeto foi tema de uma apresentação no VI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs), que está sendo realizado em Belo Horizonte até esta sexta-feira, 8 de novembro.
Com a participação dos alunos da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Gabriel Martins Jorge e Luiz Gustavo Silva da Fonseca, a apresentação trouxe a reflexão sobre o impacto positivo do "Nossa Escola" na Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, localizada no Parque das Águas. O título da exposição, "Implementando a Paz", focou no impacto da parceria entre educação e segurança para promover um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e de cidadania.
Transformando a Realidade da Escola e da Comunidade
Lançado em 2002, o projeto busca, por meio de ações socioeducativas, promover a cidadania, a prevenção à violência e a construção de uma cultura de paz nas escolas. A escola Jovita de Montreuil Brandão foi escolhida para implementar o projeto-piloto, que inclui palestras, atividades lúdicas, exposições artísticas e até passeios que envolvem tanto os alunos quanto a comunidade do bairro.
“Os estudantes passaram a repensar suas relações, tanto entre si quanto com o ambiente escolar e o bairro onde vivem. A escola foi percebida não apenas como um local de ensino, mas como um espaço de pertencimento, onde todos têm voz e responsabilidade”, explica Gabriel Martins Jorge, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.
A participação ativa da comunidade foi um dos maiores resultados do projeto. No início, a escola enfrentava problemas com invasões de jovens que usavam a quadra sem autorização. Com o tempo, a dinâmica mudou: a comunidade passou a ter acesso às chaves da escola, podendo utilizá-la para lazer nos fins de semana, o que resultou em um cuidado coletivo pelo patrimônio público e na diminuição de conflitos.
“A mudança de percepção foi profunda. Hoje, as pessoas se sentem responsáveis pelo espaço e o utilizam de maneira respeitosa, contribuindo para a preservação e para a convivência harmoniosa”, afirma a Guarda Municipal Medeiros, uma das responsáveis pela implementação do projeto.
Reconhecimento Nacional e Expansão do Projeto
O impacto do "Nossa Escola" não passou despercebido. No ano de seu lançamento, o projeto foi reconhecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) como uma das três melhores iniciativas de prevenção à violência do Brasil. Desde então, a estratégia tem sido gradualmente expandida para outras escolas municipais de Juiz de Fora, e atualmente, cinco unidades de ensino contam com a metodologia.
Além disso, a experiência local tem servido de referência para o MJSP, que utilizou o modelo como base para o desenvolvimento do curso nacional de "Multiplicador em Polícia Comunitária Aplicada".
Outro marco importante foi a escolha de Juiz de Fora como uma das 30 cidades do país a receber uma unidade do Centro de Convivência pela Vida (CONVIVE). O equipamento será instalado no Parque das Águas, precisamente na área onde o projeto *Nossa Escola* obteve grandes resultados. O CONVIVE tem como objetivo prevenir a violência em áreas vulneráveis, promovendo a cultura de paz e inclusão social, além de gerar oportunidades para a população.
A Importância de Integrar Educação e Segurança
A grande inovação do "Nossa Escola" está na forma como une dois universos tradicionalmente separados: educação e segurança pública. Ao focar no fortalecimento da cidadania e no empoderamento dos alunos, o projeto vai além da prevenção à violência, criando um ciclo virtuoso de respeito mútuo e de pertencimento à comunidade escolar e ao território.
A integração com a segurança cidadã, ao mesmo tempo que fortalece a escola como um espaço seguro, também contribui para a transformação das realidades sociais locais. “O que antes era um espaço de medo e de insegurança, hoje é um local de encontro, aprendizado e crescimento coletivo”, destaca Luiz Gustavo Silva da Fonseca, um dos apresentadores do projeto no Congresso.
Com o sucesso do projeto, Juiz de Fora não só ganha destaque como referência nacional, mas também se posiciona como exemplo de como políticas públicas integradas podem transformar a realidade local e promover uma sociedade mais justa e pacífica.
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